Arte urbana redesenha o Centro Histórico de Porto Alegre e reforça a revitalização da região – Notícias
Pesquisar
Foto: Cesar Lopes/PMPA

Arte urbana redesenha o Centro Histórico de Porto Alegre e reforça a revitalização da região

Murais, eventos culturais e mudanças no uso das ruas ajudam a transformar a paisagem e a percepção de segurança no coração da Capital

Compartilhe esta notícia:

As cores dos murais e as intervenções artísticas têm mudado a rotina,  e o olhar,  de quem circula pelo Centro Histórico de Porto Alegre. A arte urbana, cada vez mais presente em paredes e grandes empenas, vem convertendo trechos antes pouco movimentados em pontos de encontro entre moradores, visitantes e trabalhadores da região.

O movimento integra ações do programa Centro+, ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), que busca fortalecer a presença da arte urbana e posicionar o Centro como referência cultural. Entre as iniciativas recentes está um painel produzido pelo artista Maick Lima da Silva, o “Maick Sei Lá”, em um muro em frente ao Centro Administrativo Municipal, na rua General João Manoel, em parceria com a Santa Casa.

O projeto também reúne trabalhos assinados por Giovana Balestrin, Brenda Klein e Ana Scarceli, que já deixaram marcas na região, incluindo intervenções no prédio dos Correios, na rua Sete de Setembro.

Travessa Passarinho vira símbolo de convivência

Um dos pontos que melhor traduzem essa transformação é a Travessa Passarinho, nas proximidades da Casa de Cultura Mario Quintana. O local — antes conhecido como Travessa Araújo Ribeiro — foi entregue em 23 de novembro de 2024 e, desde então, passou a concentrar atividades culturais e maior circulação de pessoas.

Segundo dados divulgados pela prefeitura em balanços do projeto, a Travessa recebeu 24 eventos culturais e reuniu mais de 30 mil pessoas no período, com programação que inclui apresentações musicais, feiras e intervenções artísticas.

Reflexos na segurança e no uso do espaço público

Além do impacto visual e cultural, a ocupação dos espaços tem sido associada a mudanças na dinâmica do entorno. Números citados em comunicações sobre o projeto apontam queda em registros de assalto a pedestres em vias próximas, com reduções mencionadas para as ruas General João Manoel, Siqueira Campos e Sete de Setembro.

Outra medida voltada ao uso do espaço por pedestres foi o bloqueio do trânsito de veículos na Travessa Passarinho aos finais de semana, ampliando as possibilidades de circulação e permanência no local.

Três trechos em evidência

No Centro Histórico, pontos como a Travessa Passarinho, a rua Sete de Setembro e a rua General João Manoel aparecem entre os trechos mais associados a esse novo cenário, onde a arte urbana se soma a outras ações de requalificação e estimula novas formas de ocupação do espaço público.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.