Duas mulheres do Rio Grande do Sul ficaram feridas após serem baleadas enquanto trafegavam por uma estrada vicinal em meio a uma área marcada por disputas de terra no município de Prado, no extremo sul da Bahia. O caso ocorreu nesta terça-feira (24) e está sendo investigado pela Polícia Civil. Até o momento, ninguém foi formalmente preso.
As vítimas, de 55 e 57 anos, estavam em férias na localidade de Corumbau e faziam um deslocamento turístico até a praia de Barra do Cahy quando acabaram entrando em um trecho bloqueado por indígenas. O ponto fica dentro do território de Comexatibá, área que há anos concentra tensão entre comunidades indígenas e proprietários rurais.
Segundo informações da Polícia Civil, o carro em que as turistas estavam foi atingido por disparos ao tentar passar pelo bloqueio. Um homem que também estava no veículo não ficou ferido. As circunstâncias exatas dos tiros ainda estão sendo apuradas.
Após o ataque, as mulheres receberam os primeiros atendimentos em um posto de saúde local e, devido à gravidade dos ferimentos, foram transferidas de helicóptero para o Hospital Regional de Porto Seguro. Ambas passaram por cirurgia e, conforme apurado, estão fora de risco de morte.
Ainda na noite de terça-feira, doze pessoas foram levadas para a delegacia de Porto Seguro para prestar depoimento. Durante a operação policial em Prado, foram apreendidas armas e aparelhos celulares, que devem auxiliar na investigação sobre o ataque e sobre os episódios de violência ligados à disputa territorial.
Em nota oficial, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que reforçou o policiamento na região e determinou prioridade total às apurações. Já o Ministério da Justiça esclareceu que a área de Comexatibá foi reconhecida como de posse permanente do povo indígena Pataxó em novembro de 2025, estando o processo de demarcação em andamento.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas afirmou que acompanha a situação com preocupação e mantém articulação com órgãos de segurança para garantir a apuração dos fatos e a preservação da ordem pública na região.
Confira a nota da Funai na íntegra:
“A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanha, com elevada preocupação, os acontecimentos registrados nesta data na Terra Indígena (TI) Comexatibá, localizada no município de Prado (BA).
Informa-se que tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Federal foram acionadas e compareceram ao local para apuração da situação.
A Funai esclarece que não tem competência investigativa na questão e maiores informações sobre a ocorrência devem ser obtidas junto à Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e aos órgãos de segurança.
Adicionalmente, cabe destacar que a Terra Indígena (TI) Comexatibá, na região de Prado (BA), já foi declarada de posse permanente do povo Pataxó pelo Ministério da Justiça em novembro de 2025, por meio da Portaria nº 1.073 e o processo de demarcação segue em curso, aguardando a fase final de homologação.
Diante da situação, a Funai mantém articulação com órgãos de segurança pública e demais instituições federais e preza pela devida apuração dos fatos, reforçando a necessidade de proteção tanto às comunidades indígenas quanto à população civil na região.
A Funai preza pela mediação institucional e pela busca de soluções pacíficas para o conflito, e repudia toda forma de violência.”


