A Defesa Civil de Porto Alegre alerta para o risco de temporal com trovoadas, raios, fortes rajadas de vento e granizo nesta quarta-feira (30) na Capital. O alerta tem base em prognósticos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A Metsul também usou as redes sociais para alertar para níveis de chuva históricos no Rio Grande do Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre. O estado vai enfrentar sequeêcia de dias de instabilidades com altos volumes de precipitação, com níveis acima da média do mês inteiro. Há chances de cair o dobro da média esperada para o período.

Há tendência de chuva excessiva em pontos do Centro, Sul e o Leste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre e a região metropolitana estão entre as áreas que podem ter altos volumes de chuva no período.

Na quinta, com ar muito quente tomando a Metade Norte, a instabilidade mais intensa atingirá o Sul gaúcho, mas outros pontos do Estado tais como o Oeste, o Centro e o Leste do Estado podem ter chuva e temporais isolados.

Na sexta, a chuva forte migra para a faixa mais central e parte da Metade Norte gaúcha, atingindo a área de Porto Alegre com maior intensidade. E, no fim de semana, apesar de melhora temporária do tempo em muitas localidades, a atmosfera seguiria instável e algumas regiões ainda poderiam ter chuva em parte do sábado e do domingo, o que deve ainda se repetir na segunda-feira.

Durante a tempestade, a Defesa Civil orienta as pessoas para que evitem transitar nas ruas; abriguem-se em local seguro; afastem-se de postes, árvores e das placas de sinalização e publicitárias; não entrem em alagamentos; observem alterações nas encostas; e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

No caso de emergências, a população deve telefonar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

(O Sul)