Aplicativo deve diminuir 70% o tempo de atendimentos no SINE

Notícias

Aplicativo deve diminuir 70% o tempo de atendimentos no SINE





Um programa gratuito e pela internet está facilitando a rotina de quem precisa fazer serviços nas agência do SINE. Um aplicativo desenvolvido pelo Ministério do Trabalho possibilita solicitar o documento impresso. A ferramenta criada por Ronaldo Nogueira, presidente da Comissão do Trabalho na Câmara dos Deputados, também possibilita baixar a carteira digital no celular.

A desenvolvedora de sistemas, Evelyn da Silva, precisava de uma nova carteira de trabalho e ficou surpresa quando descobriu que podia fazer a solicitação online.




“Já fazia muito tempo que eu tinha tirado minha primeira Carteira de Trabalho, na época nem tinha internet”, brinca. Com o agendamento pela internet, ela não precisou enfrentar filas. “Não tem mais dúvidas do que precisa levar, pra onde você tem que ir, horário, pra mim fica muito mais fácil”, afirma.

No portal Emprega Brasil, desenvolvido no final do ano passado, há várias opções para quem precisa de serviços nessa área. Entre eles o seguro desemprego. Para fazer o pedido, é preciso entrar no site e se cadastrar.

O superintendente regional do trabalho, Antônio Fontoura, destaca que depois de registrar informações pessoais e profissionais, é só confirmar o interesse no benefício.




“Isso faz com que lá no atendimento físico ele não precisa mais apresentar esses documentos, então faz com que se agilize esse trabalho”, explica.

Outra vantagem é a plataforma Escola do Trabalhador que oferece cursos em doze áreas diferentes. Todas as opções também são online e de graça. Depois de concluir a carga horária, o trabalhador tem acesso a um certificado de conclusão de curso. “O principal benefício é conseguir democratizar a informação e o próprio serviço. Hoje a prioridade do Ministério do Trabalho, já que não conseguimos chegar a todos municípios do Rio Grande do Sul, é chegar à todos e com essa nova plataforma a gente consegue chegar a todos os lugares, até os mais distantes”, relata.

Segundo o Ministério do Trabalho, o acesso online e gratuito deve diminuir em 70% o tempo de atendimento nas agências do SINE. (Band)



loading...
Patrocínio

Desenvolvido por: