Trufa é um bombom com casquinha de chocolate e recheio cremoso. Versátil, pode ser feito para adoçar a vida ou para vender e render uma grana extra. E para te ajudar com qualquer um dos objetivos, preparamos um passo a passo da trufa.

Receita de trufa tradicional de chocolate

Nestlé/ Divulgação
A trufa de chocolate da Nestlé rende 50 porções e leva conhaque no recheio

Para começar, a equipe do Receitas Nestlé trouxe os detalhes de uma trufa tradicional de chocolate que rende até 50 unidades.

INGREDIENTES

1 lata de Creme de Leite
300 g de Chocolate Meio Amargo picado
2 xícaras (chá) de Chocolate em Pó
100 g de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de conhaque ou whisky

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, aqueça o Creme de Leite em banho-maria. Junte o chocolate, mexendo até obter uma pasta homogênea.
Retire do banho-maria e misture 1 xícara (chá) do chocolate em pó.
Junte a manteiga e o conhaque, misture até ficar homogêneo e leve à geladeira por cerca de 24 horas.
Faça bolinhas, passe no restante do Chocolate em Pó e conserve-as em local fresco. Sirva.

Ideias para variar no recheio da trufa

A receita acima leva o recheio de chocolate, uma trufa tradicional, mas dá para inovar nos sabores do doce. A chef patissier Andrea Follador e os especialistas da Receitas Nestlé dão as dicas usando a receita acima como base:

1. Trufa de café: doce leva 6 colheres de sopa de café solúvel dissolvido em água quente misturado com chocolate no recheio. Você pode banhar as trufas no café solúvel ou polvilhar um pouco do café.

2. Trufa de laranja: nesse caso, substitua o conhaque por licor de laranja. Depois leve à geladeira e siga os passos da receita de trufa tradicional.

3. Trufa de menta: se a ideia é dar um sabor mentolado ao doce, Andrea sugere fazer uma ganache de menta, adicionando creme de leite e licor de menta ao chocolate derretido. O conhaque também dá lugar ao licor de menta no recheio.

4. Trufas da maracujá ou avelã: “Você também pode fazer uma ganache de maracujá com o suco concentrado ou fazer uma ganache de avelã com um creme próprio”, afirma Andrea.

5. Trufa crocante: para o recheio, siga mais uma vez a receita tradicional e adicione 1 xícara (chá) de nozes pecãs ou castanhas-de-caju picadas. Leve à geladeira e banhe as trufas com o chocolate (veja detalhes abaixo). Se quiser, também passe as trufas nas nozes ou castanhas picadas.

Banho de chocolate

Para criar a casquinha de chocolate na trufa, você deve derreter dois tabletes de chocolate meio-amargo e fazer a temperagem.

Com o chocolate frio, mergulhe as trufas uma a uma, escorra-as sobre um tabuleiro forrado com papel-alumínio e leve para gelar por 1 hora. Para finalizar, use o chocolate em pó para polvilhar.

E como conservar e congelar as trufas?

Como a maioria das receitas rende um bom número de trufas, saber conservar é um ponto importante. Uma dica que os especialistas da Receitas Nestlé dão é congelar apenas o recheio sem enrolar.”Congele o recheio em caixas plásticas bem embaladas e embrulhadas”, indica Andrea.

No congelador, a trufa dura até 3 meses. Para descongelar, o ideal é esperar pelo menos 3 horas para então enrolar e dar o banho de chocolate.

Se a trufa já estiver pronta, a recomendação é deixar em local arejado.