Conheça a história do bairro Cristo Redentor

Conheça a história do bairro Cristo Redentor

Compartilhe esta notícia





Localizado na parte noroeste da capital, compreende uma área total de 148 hectares, sobre o eixo do Caminho do Passo da Areia – atual avenida Assis Brasil. Antes, fazia parte do bairro Passo d’Areia.

Os primeiros habitantes da região foram colonos italianos vindo de Caxias do Sul. Entre eles, Giacomo Bernardi, que adquiriu 300.000m² de terras, onde foi instalada a Fazenda Moderna – local onde hoje está situado o bairro. Dedicavam-se à instalação de tambos de leite e cultivo de hortifrutigranjeiros.




Em 1929, os terrenos dos irmãos Eugênio Rubbo e Francisco Zanenga foram loteados pela empresa Irmãos Bernardi e Cia. Na década de trinta, começam a desaparecer os tambos de leite e têm início os loteamentos das Vilas IAPI e Jardim Lindóia.

A história e o nome do bairro estão ligados à criação da Igreja Cristo Redentor, em 1933, onde havia a imagem de Cristo com os braços abertos e que coincidiu com a inauguração da estátua do Corcovado: em virtude disso, o bairro também foi batizado com mesmo nome.

A enchente de 1941, que atingiu drasticamente as regiões mais baixas e próximas ao rio, como o bairro Navegantes e São João, possibilita a migração de seus moradores para o Cristo Redentor e Passo D’Areia.




Na década de quarenta, o bairro toma uma configuração industrial, com a instalação das empresas Wallig, Renner e Mattarazzo e, junto a isto, começam as obras de alargamento da avenida Assis Brasil. O crescimento econômico da cidade reflete no bairro, que começa a receber moradores não só de outras localidades da cidade, bem como do interior do Estado.

O primeiro estabelecimento de ensino fundado no bairro foi a Escola Estadual Dom Diogo de Souza, em 1939 e, hoje, o bairro conta com uma ampla rede de ensino fundamental, médio e superior.

A delimitação oficial do bairro ocorreu através da lei municipal nº 2.022 de 07/12/1959. Atualmente, o bairro Cristo Redentor constitui um núcleo comercial e de serviços ativo e diversificado, independente do centro de Porto Alegre. Inclusive, serve de centro de atendimento, sobretudo hospitalar – Hospital Conceição e Hospital Cristo Redentor – a moradores da Zona Norte e Região Metropolitana como Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí. Ambos hospitais foram encampados pela União desde 1975, fazendo parte do Grupo Hospitalar Conceição. (PMPA)




Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!