Conheça a história do bairro Santa Tereza

Conheça a história do bairro Santa Tereza

Compartilhe esta notícia





Criado oficialmente a partir da lei 2022 de 7 de dezembro de 1959, possui os seguintes limites: Av. Padre Cacique, da esquina da rua Miguel Couto até a Av. Taquari; por esta última até a Av. Caí; rua Orfanotrófio; por esta última até a rua Sepé Tiaraju; por esta, na direção sul-norte até encontrar a rua Catumbi, até encontrar sua esquina sul com a rua Prof. Clemente Pinto; daí por linhas secas e retas que envolvem a 91 Vila dos Comerciários, até a Travessa Nadir; por esta até a rua Mariano de Matos; por esta até esquina com a rua José de Alencar no entroncamento com a rua Corrêa Lima; por esta até a rua Miguel Couto até encontrar a Av. Padre Cacique.

Situado em uma região montanhosa, por muito tempo foi ocupada por chácaras e matas virgens, e a área era cortada apenas pela antiga Estrada do Laboratório, atual rua Corrêa Lima, e pela rua Silveiro. Algumas ruas estavam incluídas na planta municipal de 1896, mas o bairro começou a se desenvolver depois da década de cinqüenta do século XX, quando as empresas de comunicação começaram a se instalar no bairro devido sua posição geográfica. O bairro abriga uma parte da chamada “Grande Cruzeiro”, conglomerado de vilas populares que possui uma população de mais de 200.000 habitantes.




Na Travessa Paraíso, 71, localiza-se o Solar que tem o mesmo nome. Trata-se de um prédio que serviu de charqueada no século XIX, e que foi tombado como Patrimônio Cultural em 1977. Foi reconhecido como sítio arqueológico em 1994 e restaurado em 2000. Outra instituição histórica do bairro é o Asilo da Mendicidade Padre Cacique, localizado na avenida de mesmo nome e que foi inaugurado em 1881, mantendo suas atividades em prol do idoso carente e em funcionamento até os dias de hoje.

Na rua Corrêa Lima, estão sediados o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre- CPOR, o 3º Batalhão de Polícia do Exército – Batalhão Brigadeiro Jerônimo Coelho e a 3ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, ocupando uma área. Na mesma rua, mas no ponto mais alto do Morro Santa Tereza, está instalado o Belvedere Deputado Ruy Ramos, que proporciona uma vista de Lago Guaíba e do arquipélago de ilhas que fazem parte dele.

Hoje o bairro se mantém essencialmente residencial, com um pequeno comércio local, cercado por estações de rádio e televisão. (PMPA)




Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!