Conheça a história dos bairros Jardim Itu e Jardim Sabará*

Conheça a história dos bairros Jardim Itu e Jardim Sabará*

Compartilhe esta notícia





Até as primeiras décadas do século XX, a região que atualmente corresponde ao Jardim Itu-Sabará tratava-se de uma grande fazenda. O início da urbanização da área data da década de 1950 e, em 1954, a região transformou-se em um loteamento.

Com o início do sistema de planejamento metropolitano, nos anos de 1970 e 1980, as regiões mais distantes da área central priorizaram os processos de urbanização, objetivando diminuir a dependência destas áreas em relação a ela, bem como o controle da expansão urbana e a preservação meio ambiente.




Na década de 1980, inicia-se o loteamento do Parque do Arvoredo. Localizado na parte alta do bairro e estritamente residencial, ganha atualmente atenção do setor imobiliário, assim como o Jardim Planalto, outra área valorizada, e que cresceu a partir de 1990. Estes loteamentos são atrativos em função do seu planejamento e arborização.

O Jardim Itu-Sabará possui características residenciais, mas dispõe de pequeno comércio e serviços (farmácias, mercados de gêneros alimentícios e rede escolar) que atendem seus moradores. As opções de lazer no bairro são diversificadas. Localiza-se 57 no bairro a sede Campestre do Serviço Social do Comércio (Sesc), que possui um amplo centro de esportes, oferecendo variadas opções de lazer aos sócios. As praças também são opções de diversão e entretenimento. O Parque da Brigada Militar possui um campo de futebol que, durante os finais de semana, é atrativo aos praticantes e espectadores do esporte.




O bairro Jardim Itu-Sabará foi oficialmente criado e delimitado pela lei nº 3193A, de 29/10/1968. Faz divisa com os bairros Vila Jardim e Vila Ipiranga ao sul e Passo das Pedras ao norte. Possui uma população de pouco mais de 31 mil moradores, de acordo com dados do último Censo/IBGE, distribuídos em uma área de 457 hectares.

* O bairro Jardim Itu-Sabará deu origem aos bairros Jardim Itu e Jardim Sabará, utilizou-se, portanto, a mesma origem histórica para ambos. (PMPA)




Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!