Segundo caso de reinfecção por Covid-19 do país é confirmado pelo Ministério da Saúde
Leopoldo Silva/ Agência Senado/arquivo

Segundo caso de reinfecção por Covid-19 do país é confirmado pelo Ministério da Saúde

Caso é de uma mulher de Fernandópolis, município de São Paulo, que foi infectada em julho, se curou, mas foi testou positivo 145 dias depois

Compartilhe esta notícia

O Ministério da Saúde confirmou nessa sexta-feira (18/12) o segundo caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Brasil. O caso é de uma paciente de 41 anos de idade, residente no município de Fernandópolis, no estado de São Paulo. A pasta foi notificada pelo ocorrido na quinta (17/12) pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). Uma dia antes, São Paulo havia confirmado o primeiro caso dentro do estado.

A mulher teve o primeiro resultado da doença em junho, mas se curou. No entanto, 145 dias depois teve novo resultado positivo confirmado.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dois casos confirmados de reinfecção por Covid-19 foram investigados conforme os “critérios estabelecidos” para a confirmação da doença, que consideram dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção.

O primeiro caso de reinfecção por coronavírus no país foi confirmado na última semana pelo Ministério da Saúde. Trata-se de uma médica de 37 anos de Natal, no Rio Grande do Norte, que teve dois diagnósticos positivos para covid-19 em um intervalo de quase quatro meses.

Além do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o Ministério conta com mais dois laboratórios de referência para vírus respiratórios no Brasil – Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro.

A pasta alerta que os casos reforçam a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel. “O governo federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados”, afirma a nota.

Metrópoles

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!