Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

A técnica de enfermagem afastada pela prefeitura de Niterói (RJ), após ser acusada de aplicar uma injeção sem a dose da vacina contra a covid-19 em um idoso na semana passada, alegou cansaço para justificar o ocorrido, segundo a Polícia Civil (PC). Rozemary Gomes Pita, 42, foi indiciada por infração de medida sanitária preventiva e peculato (apropriação, por parte de um funcionário público, de um bem a que ele tem acesso por causa do cargo que ocupa). Até o final desta semana o inquérito deve ser concluído, segundo a polícia. A informação é do UOL.

Segundo a reportagem, durante depoimento realizado hoje, a profissional da saúde afirmou ao delegado Luiz Henrique Marques Pereira, titular da 76ª DP (Niterói), ser uma profissional experiente.

Em depoimento ela não consegue apresentar explicação para o fato, afirma inclusive ser uma profissional experiente que nunca comentou falha dessa natureza. Rozemary, agindo de forma livre e consciente, deixou de aplicar a vacina contra covid-19 no idoso, com o intuito de desviar o imunizante em proveito próprio ou alheio”, afirmou o delegado, em entrevista ao UOL, após confirmar que ela alegou cansaço.

Além da profissional de saúde também prestaram depoimento a coordenadora de vacinação em Niterói e o genro do idoso que filmou a falsa vacinação. “A investigação já está concluída. Só preciso fazer um relatório das imagens e juntar ao inquérito”, finalizou.

Relembre o caso

Na última sexta-feira (12), no drive-thru do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Gragoatá, em Niterói, um idoso de 90 anos foi ao local, na companhia de familiares, para ser vacinado contra a covid-19. Um parente filmou toda a ação. Porém, momento depois, ao assistirem ao vídeo perceberam algo estranho.

Nas imagens é possível ver que a técnica de enfermagem injeta a seringa no braço e a retira sem aplicar a dose. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, logo depois do ocorrido profissionais da saúde foram até a casa do idoso para efetuar a vacinação corretamente, e a técnica de enfermagem foi afastada das funções.

UOL