De sapatos a seringas: Toneladas de lixo são encontradas em praias do RN e da Paraíba
Foto: Reprodução | Facebook

De sapatos a seringas: Toneladas de lixo são encontradas em praias do RN e da Paraíba

Resíduos sólidos trazidos do mar vieram parar nas praias dos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, e em João Pessoa

Compartilhe esta notícia

Desde a última terça-feira, 20, toneladas de lixo estão sendo encontradas na Região Sul do litoral do Rio Grande do Norte, especialmente nas cidades de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta, além de João Pessoa, na Paraíba. Na quarta-feira, 21, a equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos de Tibau do Sul e os voluntários da organização Tribo Bahia Ambiental coletaram meia tonelada de lixo na Praia das Minas.

Segundo a Prefeitura de Tibau do Sul, a retirada foi realizada desde a Praia de Minas até Sibaúma, em Canguaretama. Nas imagens divulgadas pela Prefeitura, é possível ver pares de sapatos, seringas e tampas entre os objetos trazidos pelo mar. “As equipes de limpeza trabalharão para deixar nossas praias limpas novamente. Não sabemos de onde veio o lixo que foi trazido pelo mar, mas estamos agindo para minimizar os danos que isso causou às nossas praias”, disse o Secretário de Serviços Urbanos, Thomas Albuquerque.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte afirmou que já entrou em contato com os municípios afetados pelo lixo vindo do mar, e com os estados vizinhos, Paraíba e Pernambuco, para verificar a ocorrência de algum incidente ambiental que possa ter ocasionado o aparecimento de resíduos sólidos nas praias. O Idema, no entanto, afirma que até o momento não dispõe de informações oficiais para determinar o que causou o incidente.

A cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, também registrou uma enorme quantidade de lixo na faixa de areia na última semana. Na terça-feira, 20, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recolheu 12 toneladas de resíduos como materiais plásticos, panfletos de campanha eleitoral e embalagens. Cerca de 40 agentes ajudaram na retirada dos objetos. De acordo a vistoria realizada pela Prefeitura, não há comprovação de que os resíduos tenham vindo de rios e galerias do município. O governo municipal acredita que os resíduos podem ter viajado por correntes marinhas de outros Estados até as praias de João Pessoa. (Jovem Pan)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!