Quem não quiser se vacinar contra Covid-19 pode ser demitido por justa causa?
Imagem: Freepik

Quem não quiser se vacinar contra Covid-19 pode ser demitido por justa causa?

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o recebimento da vacina da COVID é obrigatório

Compartilhe esta notícia

Da FDR

As empresas que exigirem a vacinação dos funcionários podem demiti-los em caso de recusa. Porém, os trabalhadores devem ser informados e comunicados da exigência. Além disso, quem se recusar em receber a vacina da COVID deve apresentar justificativa para a equipe médica da empresa.

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o recebimento da vacina da COVID é obrigatório. Porém, os trabalhadores podem optar por não receber a dose, mas precisam apresentar justificativa documental.

Diante de tanta dúvida, o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou um guia de recomendações para que as empresas se orientem nesses casos. No documento o órgão define que o interesse coletivo deve se sobrepor aos interesses individuais, conforme determina a CLT.

Dessa maneira, a recomendação é que o empregador adote a vacinação como medida coletiva de proteção. O empregador também deve esclarecer aos seus funcionários as informações sobre a importância da vacinação para a proteção dele próprio e de seus colegas de trabalho.

Além disso, o empregador deve informar as consequências jurídicas em caso de recusa sem justificativa. Sendo assim, quem não se vacinar e não apresentar uma justificativa pode ser demitido sem justa causa.

Esse guia tem como base a legislação brasileira. Porém, de acordo com o guia, a recomendação é que os funcionários não sejam demitidos de imediato. A primeira sugestão é apresentar a importância de tomar a vacina e os problemas que podem surgir em caso de recusa.

Para isso, as empresas devem oferecer atendimento médico ou psicológico, com esclarecimentos sobre a vacina. Entre as justificativas aceitas para a recusa estão: alergia a algum componente da vacina, contraindicação médica, gestante, entre outros.

A empresa pode adotar outras medidas de proteção do trabalhador, sem a necessidade de demitir. A sugestão é transferir o funcionário para a atividade remota, caso seja possível, com base na legislação.

O guia está embasado na decisão do STF de obrigatoriedade da vacinação que visa à saúde do cidadão e de toda a comunidade. Além disso, a CLT obriga o empregador a oferecer aos seus funcionários um ambiente de trabalho seguro. Por esse motivo, os trabalhadores devem seguir as determinações da empresa.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!