Impressionante! Interior paulista é atingido por tempestade de areia; veja os vídeos – Porto Alegre 24 horas
Foto: reprodução

Impressionante! Interior paulista é atingido por tempestade de areia; veja os vídeos

A enorme nuvem de poeira trouxe imagens espantosas que assustaram a população das cidades atingidas pelo fenômeno

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Da Metsul

Tempestades de areia atingiram na tarde deste domingo (26) diversas cidades do interior do estado de São Paulo com impressionantes imagens em municípios como Presidente Prudente, Franca, Jales, Araçatuba, Barretos, Araçatuba e outras localidades. A tempestade de poeira chegou a municípios também de Minas Gerais próximos do estado paulista.

A enorme nuvem de poeira trouxe imagens espantosas que assustaram a população das cidades atingidas pelo fenômeno. Durante a passagem da enorme nuvem de poeira o dia chegou a virar noite com escuridão quase total em alguns municípios do interior paulista. As imagens permitem ver a areia sendo carregada pelo vento durante a tormenta.

As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram, em média, rajadas de 50 km/h a 60 km/h no interior de São Paulo, mas o vento foi superior em muitas cidades. O Aeroporto de Ribeirão Preto, por exemplo, chegou a ter rajadas de 92,7 km/h antes da chuva que foi muito forte e com trovoadas.

Imagens de satélite mostram que se formaram fortes áreas de instabilidade associadas ao calor no interior paulista, o que foi possível pelo aumento da umidade na região que garantiu a geração de nuvens de grande desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus, capazes de gerar granizo e vento forte. Como o tempo vinha muito seco com chuva escassa por semanas e em algumas cidades até por meses, o solo estava muito seco e com grande quantidade de poeira. Com as nuvens carregadas e o vento forte se formou a tempestade de poeira.

A MetSul alertava que este fim de semana teria instabilidade entre o interior de São Paulo e Minas Gerais com risco de temporais de vento forte e granizo. Ontem, granizo caiu em grande quantidade com estragos no estado de Minas Gerais. O risco de temporais persiste neste começo de semana e vai aumentar no início de outubro com uma massa de ar frio que vai avançar pelo Sul do Brasil.

Veja os registros:

Haboob

O que se testemunhou em São Paulo e Minas Gerais é que se denomina mundialmente de haboob. Um haboob é um tipo de tempestade de poeira que se forma a partir de uma tempestade comum de chuva e vento. Eles geralmente são muito grandes e podem ter milhares de metros de altura e até 160 quilômetros de largura. Durante as tempestades tradicionais, o ar frio desce para o solo e se espalha radialmente. Era o caso do interior de São Paulo que é a área com seca mais intensa neste momento no território brasileiro, de acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA).

Quando isso acontece em uma região árida ou semiárida, o vento pode levantar poeira, formando um haboob. Haboobs se formam muito rapidamente. Em questão de segundos, eles podem reduzir drasticamente a visibilidade. Isso significa que eles representam uma ameaça para os motoristas. É importante estar alerta durante um haboob porque os ventos fortes podem derrubar árvores e linhas de energia. Estas tempestades de areia geralmente acabam em algumas horas.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade