Homem é condenado por andar em público e sem máscara depois de contrair Covid
Foto: Agência Brasil

Homem é condenado por andar em público e sem máscara depois de contrair Covid

Sentença foi expedida pela 2ª Vara de Adamantina, no interior de São Paulo; homem foi condenado por “grave ataque à saúde coletiva”

Compartilhe esta notícia

Um homem foi condenado no interior de São Paulo por danos morais coletivos ao não respeitar o isolamento social e medidas de prevenção depois de contrair a Covid-19. A condenação, expedida pela 2ª Vara de Adamantina, foi publicada nesta sexta-feira (21).

Em março de 2021, o homem, diagnosticado com a Covid-19, foi visto em público sem máscara de proteção e acompanhado de outras pessoas, diz a sentença.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

Autoridades identificaram o homem furando a quarentena, lavraram um auto de infração e registraram boletim de ocorrência.

O réu foi condenado a pagar R$ 3 mil por não cumprir a lei de enfrentamento da pandemia.

Na sentença condenatória, o juiz, Carlos Gustavo Scarazzato, diz que houve “grave ataque à saúde coletiva da população” e que, independentemente de ter havido contaminação, fica caracterizado o dano social porque houve, de forma consciente, “a concreta exposição de pessoas a risco ilícito”.

A lei de enfrentamento à pandemia, promulgada em 2020, impõe a quarentena e isolamento social a infectados e a responsabilização em caso de não cumprimento das medidas impostas.

Para o juiz, o fato de o homem estar acompanhado e sem proteção gerou ainda o incremento de risco, o que, segundo a sentença, “configura lesão jurídica indenizável”.

O condenado ainda pode recorrer. (CNN)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!