Vídeo mostra menina de 2 anos enxergando “de verdade” pela 1ª vez – Porto Alegre 24 horas

Vídeo mostra menina de 2 anos enxergando “de verdade” pela 1ª vez

Criança é portadora do Transtorno do Espectro Autista e tinha visão quase nula. Óculos foi doação de seguidora
Foto: Reprodução/Redes sociais

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A pequena Olívia Silva, de 2 anos, conseguiu ver o rosto inteiro de sua mãe pela primeira vez nesta semana. Portadora de uma malformação no cérebro e do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a criança ganhou um par de óculos roxos que mudou a forma como vê o mundo.

“A Olívia sempre olhava as coisinhas muito de perto. Para ver, tinha que ser bem de pertinho, de frente com ela, de nariz com nariz. Ela sempre tocava as coisas primeiro, cheirava, porque de fato a visão dela é quase nada”, conta a mãe, Amanda Silva, de 29 anos, moradora de Recife (PE).

Veja o vídeo:

Além da baixa visão, a malformação no cérebro da menina trouxe uma série de consequências para ela, como paralisia cerebral, epilepsia, síndrome de West e deficiência intelectual. Amanda relembra que percebeu os primeiros sintomas quando Olívia completou 4 meses e começou a ter convulsões.

Cada condição foi sendo diagnosticada aos poucos, mas os óculos continuaram um problema para a criança. “Nós não tínhamos muitas condições para pagar o hospital particular, então foi tudo pelo SUS. Assim, foi tardio o resultado do exame de Olívia para ela usar óculos”, diz.

O resultado mostrou que, além de serem necessários para que a menina pudesse enxergar, os óculos seriam essenciais para que os olhos continuassem a receber estímulo visual e a visão não piorasse ainda mais. Um novo desafio começava, então: conseguir o auxílio para a criança.

Amanda resolveu fazer uma campanha nas redes sociais, onde mantém um perfil em que compartilha a rotina da família. Com a repercussão, uma seguidora da conta entrou em contato com ela e doou os óculos.

Agora, Amanda está fazendo uma nova campanha para conseguir uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho para a menina. “É uma luta diária cuidar de Olívia, mas graças a Deus ela está com a gente”, finaliza.

Fonte: Metropoles

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade