O Carnaval, apesar do seu lado festivo e social, também traz um histórico de violências motivadas por gênero, orientação sexual e consumo excessivo de álcool. Diante de tal cenário, a prefeitura de Aracaju lançou uma campanha de prevenção sobre os referidos temas.
No entanto, o que está chamando a atenção dos internautas é o fato de que o principal personagem dessa importante ação da prefeitura de Aracaju é a Guarda Municipal, que protagoniza uma série de vídeos onde interpreta clássicas marchas do carnaval para conscientizar as pessoas sobre violência de gênero, LGBTfobia e consumo excessivo de álcool.
Entre as peças produzidas pela gestão municipal da capital de Sergipe, que é comandada por Edvaldo Nogueira (PDT), uma delas está dando o que falar: trata-se do vídeo onde uma guarda interpreta a música “Maria sapatão”. Apesar da canção escolhida ser controversa por reforçar estereótipos das mulheres lésbicas, no geral, o recado presente na produção é bem importante e recebeu aprovação dos internautas.
Além disso, a peça contra a LGBTfobia é protagonizada pela guarda Valéria que, segundo informações da prefeitura de Aracaju, “é lésbica, mãe, filha e uma excelente profissional. É ela quem dá o recado a fim de combater toda e qualquer forma de preconceito”, diz a legenda do vídeo.
LGBTQIAP+ não é sopa de letrinhas, é diversidade, é amor e desrespeitar é crime.
A Valéria é lésbica, mãe, filha e uma excelente profissional. É ela quem dá o recado a fim de combater toda e qualquer forma de preconceito.
É a GMA com você no carnaval 2023! pic.twitter.com/co5ofG1wHi
— Prefeitura de Aracaju (@PrefAracaju) February 16, 2023
A campanha contra a violência motivada por gênero traz o lema “não é não”.
Se liga que a mensagem é clara: Não é não!
Em casos de flagrante, não esqueça, ligue 153 ou mande mensagem no WhatsApp através do número
98166-7790.A Guarda Municipal de Aracaju está com você no carnaval 2023! pic.twitter.com/WjGA0Cthj1
— Prefeitura de Aracaju (@PrefAracaju) February 13, 2023
No caso do consumo excessivo de álcool, a campanha lembra que “cachaça não é água”.
O abuso do álcool pode gerar graves problemas para você e as pessoas ao seu redor.
Nesse carnaval seja consciente, se beber não dirija e se dirigir, não beba!⚠ pic.twitter.com/FsjPPpjYad
— Prefeitura de Aracaju (@PrefAracaju) February 14, 2023
Fonte: Revista Fórum



