Vítima de violência doméstica é resgatada após simular pedido de pizza; escute o áudio
Pesquisar
Foto: Marcos Filho Sandes/Secom

Vítima de violência doméstica é resgatada após simular pedido de pizza; escute o áudio

Mulher ligou para o SAMU questionando quando “chegaria sua pizza”, dizendo que seus filhos estavam “agoniados e com fome”; escute o áudio da ligação

Compartilhe esta notícia:

Na madrugada do dia 19 de março deste ano, uma mulher vítima de violência doméstica conseguiu ser resgatada em Araguaína, no norte de Tocantins, após simular um pedido de pizza pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Embora tenha ocorrido naquela data, a história só foi divulgada pela Prefeitura nesta semana.

Ao receber a ligação inusitada, uma técnica auxiliar de regulação médica plantonista seguiu o protocolo próprio do Samu, já que a entidade recebe muitos trotes. Ela prestou atenção no som de fundo da ligação para ajudar a identificar a situação e percebeu que a mulher que pedia a pizza estava falando com voz baixa. “Eu desconfiei e perguntei se ela precisava de ajuda. Ela disse que sim. Pedi o endereço e um ponto de referência, e disse que enviaria a pizza. Na mesma hora, entrei em contato com a Polícia Militar”, relatou a atendente, que preferiu não ter o nome divulgado.

Escute o áudio da ligação:

Como denunciar violência doméstica

Os casos de violência doméstica que viram processos no Poder Judiciário começam em diferentes canais do sistema de justiça, como delegacias de polícia (comuns e voltadas à defesa da mulher), disque-denúncia, promotorias e defensorias públicas.

Disque 180
O Disque-Denúncia foi criado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Os casos recebidos pela central são encaminhados ao Ministério Público.

Disque 100
O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante. O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

Polícia Militar (190)
A vítima ou a testemunha pode procurar uma delegacia comum, onde deve ter prioridade no atendimento ou mesmo pedir ajuda por meio do telefone 190. Nesse caso, vai uma viatura da Polícia Militar até o local. Havendo flagrante da ameaça ou agressão, o homem é levado à delegacia, registra-se a ocorrência, ouve-se a vítima e as testemunhas. Na audiência de custódia, o juiz decide se ele ficará preso ou será posto em liberdade.

Delegacia da Mulher
Um levantamento feito pelo portal Gênero e Número, mostra que existem apenas 21 delegacias especializadas no atendimento às mulheres com funcionamento 24 horas em todo o país. Dessas, só São Paulo e Rio de Janeiro possuem delegacias fora das capitais.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.