Um vídeo que mostra um homem discutindo em um restaurante em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (25). Na gravação, um pintor relata que foi impedido de entrar no estabelecimento por estar vestindo roupas de trabalho.
A equipe do ClicRDC entrou em contato com o trabalhador que fez o vídeo, e ele relatou que, no dia anterior, dois colegas de trabalho também foram impedidos de almoçar no mesmo restaurante. Revoltados com a situação, os dois trabalhadores e Dionathan Genuíno, de 33 anos, voltaram ao local no meio-dia do dia anterior, quando ocorreu novamente o incidente.
A equipe do ClicRDC também entrou em contato com o gerente do restaurante, que se posicionará sobre o assunto durante a tarde de hoje.
Ainda na noite desta quinta-feira, o restaurante emitiu uma Nota de Esclarecimento, publicada em suas redes sociais. De acordo com a nota, dois clientes entraram no estabelecimento na quarta-feira (24) com suas roupas manchadas de tinta, e os funcionários do restaurante orientaram que eles lavassem as mãos ou usassem luvas disponíveis no buffet.
Segundo a nota, os clientes se ofenderam com a orientação e informaram que procurariam outro local para almoçar.
No dia seguinte, quinta-feira (25), os dois homens retornaram ao restaurante acompanhados por um terceiro homem que gravou um vídeo com o celular em mãos. Novamente, as recomendações de higienização das mãos ou uso de luvas foram feitas, mas de acordo com a nota do restaurante, o homem que estava gravando o vídeo distorceu os fatos e publicou nas redes sociais.
O restaurante também explicou na nota que recebe trabalhadores de todas as áreas, seguindo todas as normas de higiene necessárias.
Confira a Nota do estabelecimento:

Ainda durante a manhã desta sexta-feira (26), a Empresa GG Pinturas, encaminhou a seguinte nota:
Nota de Esclarecimento
A GG Pinturas, empresa com 28 anos de atuação no setor de construção civil, vem por meio deste comunicado expressar seu total constrangimento e repúdio em relação ao incidente ocorrido no dia 24/05/2023 envolvendo três dos nossos colaboradores, os quais foram proibidos de almoçar em um restaurante por estarem com o uniforme sujo.
Primeiramente, gostaríamos de ressaltar que a GG Pinturas sempre prezou pela qualidade de seus serviços e pela imagem positiva da empresa. Nossos colaboradores são orientados a manter um alto padrão de higiene pessoal e a zelar pela aparência profissional, mesmo em ambientes de trabalho que possam ser sujeitos a sujeira ou desgaste físico.
Lamentamos profundamente que nossos colaboradores tenham sido submetidos a uma situação tão desagradável, uma vez que a GG Pinturas sempre buscou construir e manter relações harmoniosas com parceiros e estabelecimentos locais. Durante todos esses anos de existência, nunca enfrentamos uma situação semelhante em outros locais onde nossa equipe é frequentemente recebida de forma cordial e respeitosa.
Reforçamos que a aparência dos uniformes dos nossos colaboradores é decorrente do trabalho desempenhado, que muitas vezes envolve atividades que geram sujidades. No entanto, é importante salientar que a higiene pessoal de nossos funcionários é sempre priorizada e mantida dentro dos padrões exigidos.
A GG Pinturas reafirma seu compromisso em manter um ambiente de trabalho saudável, com respeito mútuo e livre de qualquer forma de discriminação. Repudiamos veementemente qualquer ato discriminatório ou preconceituoso, e continuaremos a tomar todas as providências necessárias para garantir que nossos colaboradores sejam tratados com dignidade e respeito em todas as circunstâncias.
Agradecemos a compreensão e solidariedade de todos os parceiros, clientes e amigos da GG Pinturas, e reiteramos nosso compromisso em buscar uma solução adequada para o incidente ocorrido.
Atenciosamente
Gilmar Genuíno



