Última Superlua do ano iluminará os céus nesta sexta-feira; Confira!
Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

Última Superlua do ano iluminará os céus nesta sexta-feira; Confira!

A Superlua, um espetáculo lunar cativante, brilhará pela última vez em 2023, trazendo um encontro especial com Júpiter e Saturno.

Compartilhe esta notícia

A última Superlua do ano está prestes a iluminar os céus na noite desta sexta-feira, 29 de setembro. Este fenômeno lunar, que marca a quarta Superlua consecutiva deste ano, promete um espetáculo único. Além de sua proximidade com a Terra, a Lua cheia estará acompanhada por uma rara conjunção com os gigantes gasosos do nosso sistema solar, Júpiter e Saturno.

O termo “Superlua”, embora destituído de significado científico, foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Ele é usado quando a Lua está a menos de 360 mil quilômetros da Terra, ou cerca de 10% mais próxima do que a média de sua distância. Durante as Superluas, a proximidade física se traduz em uma luminosidade da Lua 30% maior e uma aparência 14% maior em comparação com as luas cheias comuns, um espetáculo fascinante para observadores lunares experientes.

A órbita elíptica da Lua em torno da Terra apresenta dois pontos extremos de aproximação: o apogeu, o ponto mais distante, e o perigeu, o ponto mais próximo. A Superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, quando ela está a aproximadamente 362 mil quilômetros de distância da Terra.

Para aproveitar ao máximo esse espetáculo lunar, é importante encontrar um local escuro e tranquilo, longe da poluição luminosa urbana e com boa visibilidade do horizonte. A Superlua é visível a olho nu, mas, se você tiver binóculos ou um telescópio simples, poderá observar detalhes impressionantes em sua superfície iluminada.

Aqueles que desejam capturar esse momento espetacular para compartilhar nas redes sociais devem usar uma câmera ou um celular com zoom óptico e um tripé para evitar tremores. A Superlua, também conhecida como Lua da Colheita no Hemisfério Norte, apresenta uma tonalidade alaranjada ao nascer no horizonte, proporcionando uma oportunidade única para ajustar o balanço de branco e incluir elementos em primeiro plano, como árvores ou montanhas, para realçar o tamanho desse astro celestial.

De acordo com a NASA, a Superlua surgirá logo após o pôr do sol do dia 28 de setembro, atingindo seu pico de brilho por volta das 4h58 da madrugada de 29 de setembro. Este será o momento ideal para apreciar e registrar este espetáculo natural, uma despedida deslumbrante para as Superluas de 2023.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!