25 de Novembro é o Dia Internacional da Luta Contra a Violência às Mulheres
Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

25 de Novembro é o Dia Internacional da Luta Contra a Violência às Mulheres

Dia Internacional marca a resistência contra a violência, enquanto o mundo enfrenta desafios persistentes

Compartilhe esta notícia

Em 25 de novembro, comemora-se o Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, uma data instituída pela ONU em 1999. Essa celebração é uma homenagem às irmãs Mirabal – Pátria, Minerva e Maria Teresa – assassinadas brutalmente pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.

Esse dia é o ponto de partida para a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, que se estende por 16 dias, começando em 25 de novembro e culminando no aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, um evento coordenado pelo Centro de Liderança Global da Mulher.

A violência contra a mulher, seja ela física, sexual ou psicológica, continua sendo um desafio global de saúde pública. Esses atos e ameaças não apenas prejudicam a saúde física e mental das mulheres, mas também geram um ambiente de medo e insegurança. Além disso, impactam negativamente a produtividade no trabalho, com o Banco Mundial estimando que cerca de um em cada cinco dias de ausência do trabalho feminino está relacionado à violência.

Apesar de algumas iniciativas de políticas públicas em diferentes países para enfrentar esse problema social, a luta contra a violência às mulheres requer ações integradas e políticas públicas mais decisivas e apoiadas. Encontrar soluções demanda esforços de todos os setores da sociedade, sendo um desafio coletivo e não exclusivo das mulheres. O reconhecimento desse problema como uma questão de saúde pública requer investimento em qualificação e formação dos profissionais de saúde. É essencial que as mulheres continuem a reivindicar seus direitos e uma maior participação nas políticas públicas, buscando a conquista de espaços de cidadania e igualdade.

Com a informação PROCEMPA.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!