Meteorologista do Inmet prevê agravamento das chuvas no Rio Grande do Sul
Search
Foto: Maurício Tonetto | Palácio Piratini

Meteorologista do Inmet prevê agravamento das chuvas no Rio Grande do Sul

A situação das chuvas pode se agravar ainda mais na quarta-feira

Compartilhe esta notícia

O meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê um aumento significativo da chuva, ultrapassando os 100 milímetros em algumas áreas do Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas. Ele alerta para o risco de inundações, transbordamentos de rios e também para a possibilidade de granizo e raios. Em certas regiões, o acumulado total de chuva pode chegar a 300 milímetros. Com informações de GZH.

Schneider destacou que a situação pode se agravar ainda mais na quarta-feira, quando uma frente fria começará a se mover, trazendo chuvas mais intensas durante a tarde, noite e madrugada seguinte. Ele mencionou o alerta vermelho emitido pelo Inmet devido ao alto volume de chuva esperado.

O especialista apontou que em algumas partes do RS, como na Região Central e em algumas cidades da Região Metropolitana e Fronteira Oeste, como Quaraí, já choveu mais de 100 milímetros nos últimos dias, atingindo 120 milímetros em Quaraí. Ele advertiu que nessas áreas o volume de chuva pode chegar a 300 milímetros.

Schneider enfatizou a importância do monitoramento e da atenção em todo o estado nos próximos dias, ressaltando que cada município deve estar ciente de sua realidade em relação ao nível dos rios, a velocidade de sua elevação e as áreas propensas a alagamentos.

A chuva deve diminuir de intensidade a partir de sexta-feira, movendo-se em direção a Santa Catarina. No entanto, ainda são esperadas precipitações, embora em menor quantidade, em grande parte do RS. O alerta do Inmet também abrange a possibilidade de ventos fortes, granizo e raios.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!