Brasil enfrenta a maior seca de sua história, atingindo 1.400 cidades – Notícias
Pesquisar
Foto: Divulgação/PRF

Brasil enfrenta a maior seca de sua história, atingindo 1.400 cidades

Período de estiagem, intensificado pelas mudanças climáticas, afeta regiões e provoca incêndios florestais em biomas importantes

Compartilhe esta notícia:

O Brasil atravessa a maior seca já registrada, com 1.400 cidades impactadas por condições de estiagem extrema ou severa. O fenômeno, que chegou mais cedo em 2024, é um reflexo direto das mudanças climáticas, segundo especialistas. Pesquisadores apontam para um aumento persistente nas temperaturas globais, com o país sendo particularmente afetado.

Giovanni Dolif, pesquisador do Cemaden, revelou em entrevista que o inverno em São Paulo, por exemplo, teve temperaturas dois graus acima da média. O climatologista Carlos Nobre reforçou que o planeta atingiu níveis de aquecimento não vistos há 120 mil anos, o que intensifica eventos extremos como ondas de calor, secas e incêndios.

O Pantanal, bioma vital do Brasil, sofre com incêndios agravados pelo desmatamento do Cerrado, que compromete os rios que alimentam a região. Cientista Luciana Gatti destacou que o desmatamento afeta as raízes que sustentam o volume de água nos rios, prejudicando o ciclo hídrico.

As investigações da Polícia Federal apontam que a maioria dos incêndios no Brasil são provocados por ações humanas, e o governo discute endurecer as punições para crimes ambientais, incluindo confisco de propriedades e aumento de penas. A ministra Marina Silva afirmou que o fogo está sendo utilizado como uma nova forma de desmatamento, colocando ainda mais em risco as florestas brasileiras.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.