O relatório preliminar divulgado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) nesta sexta-feira (06) revelou novos detalhes sobre o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto, envolvendo a aeronave ATR 72-500 da companhia Voepass, antiga Passaredo. De acordo com o relatório, um minuto antes da queda, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva alertou sobre a presença de “bastante gelo” na aeronave. Esse comentário foi seguido por avisos automáticos indicando o congelamento de partes da estrutura da aeronave.
O Tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, responsável pela investigação do Cenipa, explicou que 57 segundos após o alerta do copiloto, os pilotos perderam o controle do avião. A aeronave começou a girar de um lado para o outro, entrou em parafuso, completou cinco voltas e colidiu com o solo. Todos os dados e áudios das caixas-pretas foram recuperados para uma análise detalhada das causas do acidente. Em uma atualização anterior, no dia 11 de agosto, o Cenipa já havia mencionado que trabalhava em um laudo para determinar se os motores estavam funcionando corretamente no momento do impacto.
O acidente resultou na morte de 58 passageiros e 4 tripulantes. O voo 2283, que partiu de Cascavel, Paraná, tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e caiu em um condomínio de chácaras em Vinhedo, interior do estado.
Este trágico evento é o maior acidente aéreo no Brasil desde 2007, quando um desastre no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tirou a vida de 199 pessoas. Além da investigação conduzida pelo Cenipa, a Polícia Federal também está analisando os dados das caixas-pretas e outros componentes da aeronave, com o objetivo de determinar se há responsáveis criminais pelo ocorrido.



