A influenciadora Maya Massafera revelou que mudou a cor dos olhos por meio de um procedimento chamado ceratopigmentação, uma espécie de tatuagem na córnea. Apesar de ter desejado olhos verdes, ela comentou em suas redes sociais que o tom ficou mais azulado do que o esperado.
A ceratopigmentação consiste na aplicação de pigmentos diretamente na córnea, a parte transparente que recobre a parte anterior do olho. Esse procedimento cria a impressão de mudança na coloração dos olhos, embora a íris, localizada atrás da córnea, seja a verdadeira responsável pela cor natural.
Segundo o oftalmologista Hallim Feres Neto, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a técnica “colore a córnea, fazendo de longe parecer que o olho mudou de cor. Mas, ao se aproximar, é possível notar a diferença”.
No Brasil, a ceratopigmentação é proibida para fins estéticos em olhos que possuem visão normal. Seu uso é permitido apenas em casos de cegueira ou lesões graves na córnea, em que o procedimento pode melhorar a aparência estética de olhos comprometidos.
O procedimento apresenta riscos significativos, como:
Perfuração da córnea
Infecções oculares
Fotofobia (sensibilidade à luz)
Prejuízo no campo visual
Além disso, o pigmento na córnea pode atrapalhar exames oftalmológicos importantes, como o mapeamento de retina, e dificultar cirurgias intraoculares, como a de catarata. Por ser irreversível, não há como reverter seus efeitos caso novas intervenções médicas sejam necessárias no futuro.



