O desfile cívico de 7 de Setembro em Brusque, no Vale do Itajaí, terminou em confusão neste domingo (7) após um jipe militar de colecionador sair da pista e atingir pessoas que acompanhavam a celebração. Pelo menos quatro espectadores foram atingidos, entre eles uma idosa de 75 anos.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que o veículo, que seguia em baixa velocidade, faz uma curva à esquerda, invade a calçada e não consegue parar, atingindo o público.
De acordo com a prefeitura de Brusque, a idosa sofreu fratura no tornozelo, suspeita de lesão na coluna e foi levada em estado grave ao hospital. Já uma mulher de 37 anos apresentou ferimentos leves, mas também foi hospitalizada para exames por possuir comorbidades. Uma adolescente de 14 anos e outra mulher, que estava com uma criança no colo, também foram atingidas, mas não tiveram lesões.
O veículo envolvido pertence a um grupo de entusiastas de automóveis militares antigos. Segundo relato de testemunhas e do próprio motorista, houve uma falha mecânica no sistema de freio. O jornalista Thiago Facchini, do jornal O Município, que estava presente, afirmou que após o incidente foi identificado vazamento de óleo sob a roda, possivelmente causado pelo rompimento da mangueira de fluído de freio.
O desfile, que ocorria na Avenida Beira-Rio, foi imediatamente interrompido após o acidente. A via, que seria inaugurada no mesmo dia, teve a cerimônia de abertura suspensa por causa da chuva, mas a programação cívica foi mantida até o momento do incidente.



