Um dos principais destinos da Serra Gaúcha, Canela vem retomando a atividade turística de forma gradativa desde maio. Atualmente, a cidade se encontra na bandeira laranja e, claro, o uso de máscara, álcool gel e o distanciamento social seguem obrigatórios. Para o fim do ano, haverá a abertura da atração Skyglass Canela e a programação Sonho de Natal.

Com inauguração prevista para dezembro (ainda não há data exata), o Skyglass Canela deve entrar para a lista de passeios radicais da região. A atração consiste em uma plataforma de vidro que avança 35 metros sobre o Vale da Ferradura, 360 metros acima do leito do Rio Caí. Trata-se da primeira construção do gênero na América Latina e uma das mais extensas do mundo (a plataforma de Canela tem 7 metros a mais que a famosa Skywalk, do Grand Canyon). Foram investidos R$30 milhões no empreendimento.

Serão duas atrações principais: a plataforma estaiada transparente, com 68 metros de comprimento com um mirante na extremidade. Mas a grande sensação deverá ser monotrilho Abusado, que deslizará sob a plataforma com dez cadeiras suspensas. O valor do ingresso ainda não foi definido, mas cada atração deverá ter um preço diferente e também um ingresso combinado que permitirá visitar todo o complexo, que contará também com lojas e lanchonetes.

Para além da plataforma, talvez o ponto mais inusitado do lugar seja um museu dedicado, veja só, ao ferro de passar roupa. O museu já existe em Joinville desde 2001 e terá seu acervo transferido para Canela. Único no mundo, o memorial exibirá mais de 300 ferros de passar que contam a história do utensílio desde a época das dinastias chinesas, quando tinham o formato de caçarolas, até os modernos ferros a vapor. Leia mais sobre o Skyglass. (O Sul)