Nova pandemia? Cientistas chineses alertam para variação da gripe aviária, a H5N8
Imagem: Freepik

Nova pandemia? Cientistas chineses alertam para variação da gripe aviária, a H5N8

Variante tem potencial para disseminação em humanos e representa ameaça global

Compartilhe esta notícia

Da Catraca Livre

Dois cientistas chineses que descobriram o novo coronavírus em dezembro de 2019 agora estão alertando para a possibilidade de o mundo ter que enfrentar uma nova pandemia, dessa vez, de H5N8, uma variação da gripe aviária.

Os virologistas Weifeng Shi e George F. Gao publicaram um artigo na conceituada revista científica Science e alertaram que as mutações da gripe aviária podem ser desastrosas e sua propagação mundial é um problema de saúde pública.

“Vários tipos do vírus da gripe aviária têm potencial zoonótico porque foi demonstrado que eles cruzam a barreira das espécies, transmitindo para mamíferos, incluindo humanos. O monitoramento contínuo e vigilante para evitar mais transbordamentos, que podem resultar em pandemias desastrosas”, alertam no artigo.

Esse patógeno circula pela Europa desde 2014 e já provocou surtos letais em milhões de aves e tem o poder de infectar pessoas.

Em fevereiro deste ano, a Rússia alertou que o vírus havia pela primeira vez atingido humanos. Sete trabalhadores de uma granja foram infectados com H5N8, sem apresentar sintomas relevantes.

Os cientistas defendem que sejam adotadas rígidas medidas de biossegurança nas granjas, como atualização da vacina da gripe para os animais. Isso poderia, segundo eles, controlar a propagação do vírus nas fazendas e, consequentemente, reduzir o risco de salto do vírus das aves aos humanos.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!