Cientistas revelam como reverter o cabelo branco causado por estresse
Foto: Freepik

Cientistas revelam como reverter o cabelo branco causado por estresse

Pesquisadores avaliaram os fios de cabelos de um grupo de 14 voluntários de diferentes idades e descobriram como recuperar a cor do fio

Compartilhe esta notícia

Situações estressantes, como as vividas na pandemia, têm o poder de deixar o cabelo branco, mesmo em pessoas jovens. Agora, um estudo descobriu que é possível recuperar a cor do fio quando a causa for o estresse. A solução para isso é eliminar o agente estressor.

A descoberta é de um grupo de pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos. Eles dizem que quando a fonte do estresse é removida, o cabelo pode voltar à sua cor normal.

No estudo, os pesquisadores analisaram os fios de cabelos de várias partes do corpo de um grupo de 14 voluntários de diferentes idades. Os cientistas observaram a cor de cada cabelo em detalhes e quantificava a perda de pigmentação em cada participante.

Paralelamente a isso, os participantes tinham que registrar seus níveis semanais de estresse em um diário.

Um dos exemplos mais marcantes foi o de um homem que recuperou a cor de cinco dos fios após passar duas semanas em férias.

De acordo com os pesquisadores, a perda de cor provavelmente se deve a alterações nas mitocôndrias, organelas celulares que fornecem a maior parte da energia para ativar as reações bioquímicas da célula.

“O estresse psicológico afeta os processos de energia nas mitocôndrias e, quando as mitocôndrias não funcionam bem, o cabelo perde pigmento”, explica Martin Picard, professor em Medicina Comportamental do Colégio de Médicos e Cirurgiões Vagelos, da Universidade de Columbia, e coautor do estudo.

Via Catraca Livre

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!