Vídeo premiado mostra momento exato no qual coronavírus invade células; assista – Porto Alegre 24 horas
Foto: reprodução/Inst. Pasteur

Vídeo premiado mostra momento exato no qual coronavírus invade células; assista

Imagem em escala microscópica feita por cientistas do Instituto Pasteur, de Paris, registrou como se dá infecção no cérebro de morcegos

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Duas pesquisadoras do Instituto Pasteur, de Paris, registraram o momento exato em que o novo coronavírus infecta células cerebrais de morcegos. As imagens ganharam menção honrosa em um concurso de vídeos microscópicos patrocinado pela empresa de fotografia Nikon.

O vídeo, produzido pelas virologistas Sophie-Marie Aicher e Delphine Planas, é parte de uma pesquisa feita pela dupla sobre a a replicação do vírus causador da Covid-19 em células de morcegos. Ele mostra as primeiras 48h da invasão de células do sistema nervoso do animal pelo coronavírus, com uma imagem gravada a cada 10 minutos.

As imagens mostram as células cerebrais saudáveis de morcegos na cor cinza. Em seguida, as manchas vermelhas indicam quando as células infectadas se fundem com outras vizinhas para formar massas maiores e, em seguida, morrem com uma explosão.

As cientistas explicam que a ação do vírus é a mesma em morcegos e humanos, mas os animais silvestres não adoecem porque são reservatórios naturais de coronavírus.

Assista:

Via Metrópoles

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade