Chuva de meteoro poderá ser vista no céu de Porto Alegre nesta próxima madrugada
Wikipedia

Chuva de meteoro poderá ser vista no céu de Porto Alegre nesta próxima madrugada

Chuva de meteoros Leonídeas terá pico nesta madrugada

Compartilhe esta notícia

A chuva de meteoros Leonídeas terá seu pico nesta madrugada de terça (17) para quarta-feira (18). O fenômeno astronômico ocorre anualmente em meados de novembro, quando a órbita da Terra ao redor do Sol passa por uma região no espaço onde estão fragmentos do cometa Tempel-Tuttle. A informação é do Portal R7

Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, do Centro Universitário FEI, a chuva de meteoros deste ano deve ser relativamente fraca – de 10 a 15 meteoros por hora. Em 2001, foi possível visualizar mais de mil meteoros por hora.

“A última passagem do Tempel-Tuttle pela Terra foi em 1998, então as primeiras Leonídeas posteriores àquele ano tenderam a ser mais intensas”, explica o astrônomo.

Para visualizar com mais precisão, é preciso estar em algum local com baixa luminosidade, e pouca poluição visual, como árvores e prédios altos, ou seja, em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Barbosa orienta àqueles que desejam observar a chuva, a procurarem no céu por um risco branco levemente azulado, que é a cor típica desses meteoros. A orientação do especialista é olhar na direção nordeste um palmo acima da linha do horizonte.

O fenômenos será visível no Hemisfério Sul, porém um pouco mais tarde do que no Hemisfério Norte: a partir das 2h da manhã.

“Conforme a noite vai avançando, a constelação [no caso, Leão] vai subindo e se distanciando do horizonte, que tem mais sujeira e atrapalha a visão. O horário ideal, portanto, será por volta das 3h, 3h30 da manhã”, diz. “A partir desse horário, será possível ainda observar resquícios de outro fenômeno astronômico, a chuva de meteoros Taurídeas, visível na direção noroeste.”

R7

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!