Foto: NASA

O que eliminou os sinais de vida em Marte? O Curiosity Rover pode ter encontrado a resposta

Provas de vida antiga podem ter sido apagadas de partes de Marte, descobriu um novo estudo da NASA.

O Rover Curiosity da agência espacial fez a descoberta surpreendente enquanto investigava rochas sedimentares ricas em argila ao redor de seu local de pouso na Cratera Gale, um antigo lago que foi formado quando um asteróide atingiu o Planeta Vermelho há cerca de 3,6 bilhões de anos.

A argila é um bom sinal de evidência de vida porque geralmente é criada quando os minerais rochosos se desintegram e apodrecem após o contato com a água – um ingrediente chave para a vida. Também é um excelente material para armazenar fósseis microbianos.

Mas quando Curiosity pegou duas amostras de argila antiga, uma rocha sedimentar contendo argila, de manchas do leito do lago seco, datadas da mesma época e local (3,5 bilhões de anos atrás e apenas 400 metros de distância), os pesquisadores descobriram que uma mancha continha apenas metade da quantidade esperada de minerais de argila.

Em vez disso, aquele pedaço continha uma quantidade maior de óxidos de ferro , os compostos que dão a Marte sua tonalidade enferrujada.

A equipe acredita que o culpado por trás deste ato de desaparecimento geológico é a salmoura: água supersalta que vazou para as camadas de argila ricas em minerais e as desestabilizou, lavando-as e limpando manchas de ambos os registros geológicos – e possivelmente biológicos.

“Costumávamos pensar que, uma vez que essas camadas de minerais de argila se formaram no fundo do lago na cratera Gale, elas permaneceram assim, preservando o momento no tempo em que se formaram por bilhões de anos”, o autor principal do estudo, Tom Bristow, pesquisador da O Centro de Pesquisa Ames da NASA em Mountain View, Califórnia, disse em um comunicado.

“Mas salmouras posteriores quebraram esses minerais de argila em alguns lugares – essencialmente redefinindo o recorde de rocha.”

O rover completou sua análise perfurando as camadas da rocha marciana antes de usar seu instrumento de química e mineralogia, conhecido como CheMin, para investigar as amostras.

O processo de transformação química em sedimentos é chamado de diagênese, e poderia ter criado uma nova vida abaixo de Marte ao mesmo tempo que apagou algumas das evidências da antiga vida em sua superfície, de acordo com os autores do estudo.

Portanto, embora os antigos registros de vida possam ter sido apagados nas manchas de salmoura, as condições químicas provocadas pelo influxo de água salgada podem ter permitido que mais vida surgisse em seu lugar, disseram os cientistas.

“Esses são lugares excelentes para procurar evidências de vida antiga e avaliar a habitabilidade”, disse o co-autor do estudo John Grotzinger, professor de geologia do Instituto de Tecnologia da Califórnia, no comunicado.

“Mesmo que a diagênese possa apagar os sinais de vida no lago original, ela cria os gradientes químicos necessários para sustentar a vida subsuperficial, então estamos realmente entusiasmados por ter descoberto isso.”

A missão do Curiosity em Marte começou há nove anos, mas o rover continuou a estudar o Planeta Vermelho bem além de seu cronograma inicial de missão de dois anos, para estabelecer a habitabilidade histórica de Marte para toda a vida.

Agora está trabalhando em colaboração com o novo Perseverance Mars rover, que pousou em fevereiro de 2021 e foi encarregado de coletar amostras de rochas e solo para um possível retorno à Terra .

A pesquisa feita pela Curiosity não só revelou como o clima marciano mudou, mas também ajudou a Perseverance a determinar quais amostras de solo coletar para aumentar as chances de encontrar vida.

“Aprendemos algo muito importante: há algumas partes do registro de rocha marciana que não são tão boas em preservar evidências da vida passada e possível do planeta”, coautor Ashwin Vasavada, cientista do projeto Curiosity da NASA Jet Propulsion Laboratório na Califórnia, disse no comunicado.

“A sorte é que encontramos os dois próximos um do outro na cratera Gale e podemos usar a mineralogia para dizer qual é qual.”

A busca por vida em Marte recebeu novo ânimo por um novo estudo que poderia ter triangulado a possível localização das seis emissões de metano detectadas pelo rover Curiosity durante seu tempo na cratera Gale, relatou a Live Science .

Uma vez que todo o metano na atmosfera da Terra vem de fontes biológicas, os cientistas estão entusiasmados ao encontrar o gás em Marte.

Os pesquisadores publicaram suas descobertas em 9 de julho na revista Science.

Via Science Alert