Novembro terá eclipse lunar parcial e 3 chuvas de meteoros; veja quando e como observar – Porto Alegre 24 horas

Novembro terá eclipse lunar parcial e 3 chuvas de meteoros; veja quando e como observar

Confira o calendário celeste deste mês e veja como observar os fenômenos que irão brilhar no céu de novembro
Foto: Observatório Espacial Heller & Jung / Divulgação

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O penúltimo mês do ano tem várias atrações para quem gosta de olhar para o céu. No começo da noite, os planetas Vênus, Júpiter e Saturno poderão ser observados a Oeste. Teremos também três chuvas de meteoros de atividade moderada, mas que poderão recompensar os observadores com alguns meteoros brilhantes. Além disso, poderemos testemunhar um eclipse lunar parcial.

Calendário celeste

Dia 5

Meteoros em Touro: A constelação de Touro é palco de duas chuvas de meteoros em novembro. A primeira é a Taurídeos do Sul, provocada pelas partículas deixadas pelo cometa 2/P Encke. Olhe para o Norte a partir das 23h.

Dia 11

Meteoros em Touro…de novo: Os meteoros Taurídeos do Norte são causados pelos detritos do asteroide 2004 TG10. Esta chuva é conhecida por apresentar uma ocorrência elevada de bólidos (meteoros brilhantes). Vale a pena tentar a sorte. Olhe para o Norte a partir da meia-noite.

Dia 17

Meteoros em Leão: Os meteoros Leonídeos são famosos pelos eventos excepcionais que aconteceram em 1833, 1866, 1966, 1999 e 2001, quando milhares de estrelas cadentes riscaram o céu. Infelizmente, a poeira deixada pelo cometa Tempel-Tuttle não deve proporcionar um show este ano, mas mesmo assim vale a pena fazer uma vigília, pois esses meteoros costumam ser brilhantes. Olhe para o Leste a partir das 4h.

Dia 19

Na Sombra da Terra: Eclipses lunares ocorrem quando a Lua atravessa a sombra que a Terra projeta no espaço. Às vezes, essa sombra não cobre a Lua por completo e temos um eclipse parcial. No Brasil, será possível acompanhar a primeira metade do eclipse durante a madrugada. O auge é às 06h02min.

O Sul

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade