Entusiastas da astronomia estão ansiosos pelo avistamento do Cometa 12P/Pons-Brooks, considerado um dos mais brilhantes em décadas. Embora não seja visível a olho nu, ele pode ser facilmente observado com binóculos ou telescópios. Esta é uma oportunidade rara, pois é a primeira vez em 71 anos que o cometa se aproxima tanto da Terra.
De acordo com especialistas, o Cometa 12P/Pons-Brooks está em rota de aproximação, com previsão de alcançar seu ponto mais próximo do Sol em 21 de abril e estar mais próximo da Terra em 2 de junho. O Projeto Telescópio Virtual, sediado na Itália, já divulgou imagens do cometa capturadas em Manciano, Toscana, e está monitorando seu movimento.
Embora não seja visível a olho nu, o cometa pode ser observado com binóculos ou telescópios no hemisfério norte até o final do mês. Entretanto, à medida que se aproxima de seu periélio, sua visibilidade diminuirá gradualmente. Em junho, apenas os observadores do hemisfério sul terão a chance de contemplar esse espetáculo celestial. A próxima oportunidade de observação será no verão de 2095.
O Cometa 12P/Pons-Brooks tem atraído atenção devido a seus grandes aumentos de brilho, conhecidos como “outbursts”, e seu período orbital de 71 anos, tornando-o um dos cometas periódicos mais interessantes para estudiosos.



