Fique atento: WhatsApp Web expõe números de telefone de usuários na internet, alerta pesquisador
Imagem: Freepik

Fique atento: WhatsApp Web expõe números de telefone de usuários na internet, alerta pesquisador

WhatsApp e Google não comentaram o caso

Compartilhe esta notícia

Se você usa o WhatsApp Web, fique atento. Usuários desta versão do app de troca de mensagens estão tendo seus números de celular indexados pelo Google. Com isso, o telefone fica exposto nos resultados de qualquer busca. O alerta foi feito pelo pesquisador digital independente Rajshekhar Rajaharia. A informação é do portal Olhar Digital.

Essencialmente, o WhatsApp Web espelha chats no celular, permitindo que você os conduza pelo computador pessoal. O problema é quando esse espelhamento acaba expondo informações pessoais na rede.

A informação bate com outro problema enfrentado pelo mensageiro há um bom tempo. Se você digitasse na busca do Google os termos “site:chat.whatsapp.com”, receberia como retorno uma série de links de grupos do mensageiro. Alguns destes, privados.

Na época, a situação foi resolvida após o WhatsApp pedir ao Google para que abandonasse a indexação. Hoje, o retorno da busca só resulta em uma página de “nenhum resultado encontrado”.

Entretanto, isso não mudou a situação em um nível aprofundado. Segundo Rajaharia, apesar do WhatsApp aconselhar o Google a remover os links de grupos de chat de antes, os números de telefone via aplicação web agora são indexados pela busca. WhatsApp e Google não comentaram o caso.

Via Olhar Digital

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!