Da MetSul Meteorologia

Uma área de baixa pressão avança pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e traz chuva no decorrer do dia para grande parte do Estado. A instabilidade atinge desde cedo áreas do Oeste e se desloca para Leste ao longo desta segunda. A chuva será irregular na distribuição e com baixos volumes na maioria dos locais, mas pontos isolados devem ter pancadas fortes com algum risco de granizo. Apesar da instabilidade, o sol pode aparecer entre nuvens em parte do dia em diversas regiões.

A temperatura tem elevação menor devido ao tempo instável. Em Santa Rosa, que teve 37,9ºC no sábado e 36,1ºC ontem, as máximas devem ficar entre 23ºC e 25ºC. Já Porto Alegre, que teve um fim de semana com temperatura predominantemente agradável, vai seguir com marcas confortáveis e uma máxima hoje ao redor de 23ºC.

O vento sopra moderado com rajadas em alguns momentos por conta da atuação da área de baixa pressão em contraste com a atmosfera de maior pressão atmosférica no Oceano Atlântico. As rajadas mais fortes devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h, no geral.