Covid-19: Vacinação neste domingo será na tenda do Bourbon Country, em Porto Alegre
Alex Rocha/PMPA

Covid-19: Vacinação neste domingo será na tenda do Bourbon Country, em Porto Alegre

Poderão buscar a segunda dose pessoas com 66 anos ou mais. Primeira dose será aplicada em pessoas com comorbidades de 33 anos ou mais

Compartilhe esta notícia

Neste domingo (16), a vacinação contra a Covid-19 será realizada pela prefeitura exclusivamente na tenda do Bourbon Country, das 9h às 15h, com coordenação da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e apoio da Uniritter e Fadergs. Poderão buscar a segunda dose as pessoas com 66 anos ou mais.

A primeira dose de vacina será aplicada em pessoas com comorbidades a partir de 33 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de BPC (Benefício de Prestação Continuada), pessoas com Síndrome de Down, profissionais de saúde, trabalhadores de apoio aos serviços de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e pessoas com HIV/Aids.

A tenda terá 18 estações de vacinação para agilizar o atendimento ao público. O acesso é exclusivo para pedestres (não é um drive-thru) e deve ser feito pelas entradas das ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt, na Zona Norte. Para receber a segunda dose é necessário apresentar documento de identidade com CPF e a carteira de vacinação que foi entregue no ato da primeira dose.

Pessoas com comorbidades devem apresentar original e cópia de um dos seguintes documentos: laudo médico, atestado, prescrição de medicamento ou exame. Também é necessário apresentar comprovante de residência em Porto Alegre e documento de identidade com foto.

Pessoas com as seguintes comorbidades podem se vacinar:

– Diabetes
– Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
– Hipertensão arterial, de acordo com os critérios estabelecidos pelo ministério da Saúde, que incluem medicamentos de uso contínuo e estágio da doença
– Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
– Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Cirrose Hepática

No sábado, 15, um total de 5.746 pessoas recebeu vacinas contra Covid-19 em Porto Alegre. Nas duas unidades de saúde abertas, foram 1.582 doses, sendo 235 primeiras doses e 1.347 segundas doses.

No drive-thru da PUCRS, foram aplicadas 1.228 doses (191 D1 e 1.037 D2), e no drive-thru do Barra Shopping Sul, foram 769, sendo 212 primeiras doses e 557 segundas doses. (fotos) Na tenda do shopping Bourbon Country, foram 545 D1 e 1.622 D2, totalizando no local 2.167 doses aplicadas.

Fonte: O Sul

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!