Vacina é eficaz contra nova variante do coronavírus? Pfizer irá descobrir em duas semanas
Foto: Reprodução

Vacina é eficaz contra nova variante do coronavírus? Pfizer irá descobrir em duas semanas

Cepa descoberta da África no Sul tem mais mutações e pode conseguir escapar da proteção do sistema imune oferecida por vacinas

Compartilhe esta notícia

O laboratório alemão BioNTech, sócio da Pfizer, espera ter no mais tardar em duas semanas os primeiros resultados dos estudos que vão determinar se a nova variante da Covid-19 detectada na África do Sul é capaz de escapar da proteção da vacina. A informação é do portal R7.

“Iniciamos de maneira imediata estudos sobre a variante B.1.1.529, que difere claramente das variantes já conhecidas porque tem mutações adicionais na proteína spike característica do vírus Sars-Cov-2”, afirmou um porta-voz do laboratório à AFP.

“Pfizer y BioNTech se prepararam há vários meses para ajustar sua vacina em menos de seis semanas e entregar as primeiras doses em 100 dias no caso de uma variante resistente”, completou.

A nova cepa tem mutações do vírus inicial com potencial para torná-la mais transmissível a ponto de deixá-lo dominante: foi o caso da variante Delta, registrada primeiramente na Índia e que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), reduziu a eficácia das vacinas em termos de transmissão do vírus para 40%.

Neste momento, os cientistas sul-africanos não têm certeza da eficácia das vacinas anti-Covid existentes contra a nova forma do vírus.

A variante foi detectada nos últimos dois dias, a partir do aumento de infecções na cidade de Pretória e Joanesburgo, capital e centro econômico da África do Sul. Já foram registrados casos na África do Sul, Hong Kong, Israel e Botswana.

A OMS e cientistas sul-africanos se reunem nesta sexta-feira para falar de medidas que evitem o espelhamento da cepa pelo mundo. Reino Unido, Itália, França, Israel e Cingapura já estão restringindo voos da África do Sul e países vizinhos.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!