Covid-19: conheça o sintoma específico que pode durar 24 horas por dia
Foto: Freepik

Covid-19: conheça o sintoma específico que pode durar 24 horas por dia

Há relatos de pessoas que continuam sentindo esse sintoma há quase dois anos após a infecção

Compartilhe esta notícia

Catraca Livre – Alguns sintomas da covid-19 vão durar por tempo indeterminado, mesmo após a recuperação da doença, é o que se chama de covid longa. Algumas pessoas sentem dores de cabeça que vão e voltam, outras, tontura. Porém, um sintoma específico da covid pode durar 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Alguns relatos desse sintoma nas redes sociais chamaram a atenção de pesquisadores da Escola de Medicina de Yale e da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia que passaram a analisar os casos. Muitos dos pacientes recuperados reclamavam de sensação de formigamento e vibração no corpo.

Segundo um dos autores do estudo, o cardiologista Harlan Krumholz, da Universidade de Yale, a sensação chega a tirar a paz das pessoas. “Seus corpos não estão mais sob seu controle e esses sintomas estão criando um inferno para elas”, disse à imprensa norte-americana.

“Conversei com talvez cinco ou 10 pessoas que pensaram em tirar a vida porque os sintomas são muito graves”, completou.

Alguns voluntários que participaram do estudo relataram que as vibrações internas começaram cerca de 3 semanas depois da infecção e perduraram após a cura. “Começaram nas minhas costas e na parte de trás das coxas. Parecia que eu estava sentado em uma cadeira de massagem vibratória”, declarou um deles.

Outras pessoas disseram que experimentaram tremores que as deixaram incapazes de segurar uma caneta ou um garfo, trabalhar, realizar atividades diárias ou dormir.

24 horas por dia

Recentemente, um senador do estado da Virgínia, nos EUA, também relatou sensação parecida ao jornal The Washington Post. Ele teve covid-19 em 2020, mas ainda hoje sente formigamento “24 horas por dia, 7 dias por semana”.

“Digo às pessoas que parece que todos os meus nervos tomaram cinco xícaras de café”, explicou o democrata Tim Kaine.

Segundo Kaine, ele teve sintomas muito leves de covid, que foram embora em semanas, porém, o formigamento nos nervos nunca parou.

Ele passou por neurologista e fez uma ressonância magnética, mas o médico disse que tudo parecia normal. “Sei como meu corpo se sentia antes de pegar covid, sei como se sentia quando peguei covid e não voltou para como era antes”, disse ele.

“Posso fazer tudo o que podia fazer antes. Não perco o sono por isso. Não é doloroso, não é debilitante. É apenas estranho, mas para muitas pessoas é mais do que estranho. É doloroso. É debilitante.”

Covid longa
Esse quadro chamado de longa covid, em que os sintomas permanecem por semanas ou meses após uma infecção por coronavírus, ainda é pouco conhecido pelos cientistas. Ainda não é possível prever, por exemplo, quem vai desenvolver a condição, nem por quanto tempo ela vai durar.

Os sintomas persistentes do pós-covid podem incluir efeitos neurológicos, confusão mental, problemas cardíacos, problemas respiratórios, além das experiências sensoriais, como a sensação de formigamento, dormência ou choque, o que se chama de dores neuropáticas.

“Dentro do estudo de outras infecções, a gente já via isso acontecer, mas dentro de uma pandemia essa incidência é muito maior. Então, a gente estimula os pacientes a procurarem ajuda porque o quanto antes tratar e fazer uma terapia de reabilitação, a gente pode tentar encurtar o tempo desse sofrimento”, explica Jamile Pereira, que é médica anestesista e especialista em dor pela Universidade de São Paulo (USP).

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!