Público lota espaços culturais na 2ª edição da Noite dos Museus

Público lota espaços culturais na 2ª edição da Noite dos Museus

Compartilhe esta notícia





A segunda edição da Noite dos Museus aconteceu neste sábado,  20, envolvendo dez endereços para visitação gratuita com horário inusitado, das 19h à meia-noite, e com apresentações de importantes nomes da música local. O público lotou os espaços no circuito de visitação. Na Praça da Âlfandega, longas filas se formaram para assistir às atrações no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e no Memorial do Rio Grande do Sul, que apresentaram shows de Renato Borghetti e Bebeto Alves, entre outros. (fotos)

Também participaram da Noite dos Museus o Museu de Arte Contemporânea (Macrs), Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Museu da UFRGS, Planetário, Pinacoteca Ruben Berta, Fundação Iberê Camargo, Instituto Goethe e o Museu Júlio de Castilhos. A Prefeitura de Porto Alegre também foi parceira no transporte entre os principais centros culturais. O Linha Turismo circulou entre os dez endereços com valor especial de R$ 20 e opção de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, servidores públicos de Porto Alegre, professores e crianças de 2 a 12 anos. Foi possível embarcar e desembarcar em qualquer um dos museus e fazer o pagamento dentro do próprio ônibus em dinheiro ou com cartões de crédito e débito. Outra novidade foi o wi-fi livre. O acesso à internet foi liberado para a 2ª edição do Noite dos Museus e permanecerá disponível na linha por um período de 60 dias.

O projeto contou com mais de 40 apresentações musicais. Músicos como Bebeto Alves, Renato Borghetti, Ernesto Fagundes, Thiago Ramil, Antonio Villeroy e Nani Medeiros deram o ritmo aos centros culturais. A programação ainda teve jam sessions entre os artistas e performances da Orquestra de Flautas Transversas do Instituto Popular de Arte-Educação e do Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense.

Museu Joaquim Felizardo
–  Um dos espaços da Secretaria Municipal da Cultura, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo recebeu uma das novidades desta edição, um pequeno festival para resgatar a memória musical afro-brasileira com apresentações de Negra Jaque, Alabê Ôni, Floresta Aurora, Afro-Sul Odomode e a formação de uma roda de capoeira e de uma roda de samba.

Inspiração –  Inédito no Brasil até o ano passado, quando Porto Alegre sediou a primeira edição do evento, o Noite dos Museus é inspirado no já tradicional projeto europeu Lange Nacht Der Museen (A Longa Noite dos Museus), que existe há 20 anos em Berlim, na Alemanha. A iniciativa tem como objetivo incentivar a visitação de museus da Capital, atraindo novos públicos e mostrando à população que conhecer um espaço de memória está longe de representar uma visita a um local estático, responsável apenas por conservar relíquias. Com esta proposta, crianças, jovens e adultos podem percorrer as diferentes salas de exposições, apreciar os acervos, além de desfrutar gratuitamente de diferentes apresentações musicais.



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!