Atividades no Acampamento Farroupilha começam nesta quinta

Atividades no Acampamento Farroupilha começam nesta quinta

Compartilhe esta notícia





Por Patricia Marini / Jornal Já – Começa às 9h de quinta feira, a ocupação do Parque de Exposições José Terra Machado, o conhecido “gauchódromo” onde se concentram, na capital, as comemorações da Semana Farroupilha, esta “semana da pátria” que mobiliza com desfiles, festas e eventos culturais todo o Rio Grande do Sul.

No fim de semana começam efetivamente as atividades, com o acendimento da “Chama Crioula”, espécie de tocha olimpica, que percorre os acampamentos e chega até o Palácio Piratini, sede do governo estadual.

Os gaúchos foram derrotados na Revolução Farroupilha, a guerra que sustentaram contra o império de Pedro II, no século XIX.

Durante quase um século a “revolução” foi assunto ridicularizado ou maldito, como uma guerra civil que ensanguentou e dividiu o Estado e o Brasil.

Até que nas primeiras décadas do século XX  escritores e ativistas culturais começaram a reabilitar uma outra versão – a revolução pioneira dos ideais republicanos, expressão da bravura dos riograndenses, de seu senso de liberdade e seu apego à terra nativa.



Desde então, misturando fatos reais com elementos simbólicos ou imaginários, a “epopéia dos farrapos” vem se consolidando como repositório de todas virtudes da vida pastoril e ampliando para todo o estado, que abriga 19 etnias, uma “cultura” que tem fundamento nas grandes propriedades de criação de gado.

PROGRAMAÇÃO

10/08 – Quinta-feira
9h – Recepção das Cavalgadas
Entrada de montagens das Estruturas, Feirantes, Alojamentos e Acampamentos no CTG Tropeiros do Litoral e Parque de Exposições José Terra Machado
Credenciamento e Orientações
20h – Final do Concurso Literários – Auditório Mathias Azambuja Velho

11/08 – Sexta-feira
10h – Geração da Chama na Pedra de Anita – Local de Nascimento de Menotti Garibaldi
11h – Cavalgada de São Simão a cidade de Mostardas
* Almoço livre na chegada na campeira do CTG Tropeiros do Litoral

12/08 – Sábado
8h – Recepção e credenciamento
9h – Abertura oficial da distribuição da Chama Crioula 2017
10h – Ato solene de distribuição da Chama 2017
12h – Almoço
14h – Palestras alusivas aos 70 anos da Chama Crioula e Festejos Farroupilhas na sede da campeira do CTG Tropeiros do Litoral

Saiba mais: A Chama Crioula é o símbolo máximo do apego do gaúcho à sua terra, o seu nativismo, seu telurismo, e traz em si o reconhecimento pela história e trajetória social do nosso povo. Sua primeira edição foi  em 5 de setembro de 1947.
Desde então, o acendimento e distribuição da chama crioula se repete anualmente, trazendo para o município sede centenas de cavalarianos de todo estado, para os atos de Geração e Distribuição da centelha da Chama Crioula. Estão sendo previstos a participação de cavalarianos de todo Estado, representando as 30 regiões tradicionalistas do MTG.

Mais informações:
(51) 3673-1166




Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!