28º Porto Alegre em Cena lança programação totalmente gratuita – Porto Alegre 24 horas

28º Porto Alegre em Cena lança programação totalmente gratuita

Evento é uma ação da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria da Cultura
Foto: Divulgação | PMPA

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Pela primeira vez completamente gratuito, o Porto Alegre em Cena deste ano acontece de 19 a 31 de outubro, em formato híbrido. A edição reafirma a importância do festival como ponte que liga manifestações artísticas ao público, oferecendo atividades de grupos internacionais, nacionais e locais em mostras, oficinas, exposições e espetáculos. A programação do evento é uma ação da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria da Cultura.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

“Estamos felizes de realizar esse festival tão importante que oferecerá à cidade cultura e dezenas de espetáculos gratuitos em um momento tão especial de retomada”, disse o secretário municipal da Cultura Gunter Axt.

Pensando no longo período de distanciamento social, as exibições presenciais não serão transmitidas: “Queremos que o público tenha a oportunidade de viver aquele momento de forma completa, com todos os cuidados fundamentais que estamos tomando. É algo valioso ver de perto, sentir a arte novamente, que faz tanta falta na vida de todos nós”, sustenta Fernando Zugno, diretor geral do projeto.

Integrando a programação, a iniciativa Descentralização será responsável por performances urbanas ao ar livre. A população da Capital será surpreendida ao sair do supermercado, ao andar de ônibus ou passeando pelas ruas. A intenção é devolver a cultura para a vida das pessoas, transpondo barreiras e tornando os espectadores parte ativa do festival.

Além disso, pelo segundo ano, o programa diário Ponto de Encontro, apresentado pela jornalista Bruna Paulin, será transmitido pelo canal do YouTube do Poa em Cena, diretamente da Fábrica do Futuro, às 11h. A novidade desta edição será o quadro Reflexão em Cena, que receberá debates com atrações e convidados. A programação também será enriquecida com episódios da Crônica do Amanhã, podcast de ficção e dramaturgias pensadas especialmente para esse momento.

Outra inovação do festival é a Mostra Universitária, parceria entre o Porto Alegre em Cena, Uergs e UFRGS. Durante oito dias de festival, 16 grupos, compostos por estudantes de ambas as entidades, irão apresentar suas criações digitais, concebidas durante a pandemia.

O festival também apresentará espetáculos do projeto Iberescena, caracterizado pelo intercâmbio entre países ibero-americanos, como Colômbia, Chile e Argentina, além de duas apresentações do Reino Unido. Tratando-se de atrações nacionais, dois grandes artistas terão suas obras expostas em lugares emblemáticos da cidade. Entidades, pintura feita por Jaider Esbell, consiste em cobras infláveis que estarão expostas no espelho d’água do parque da Redenção. O quadro feito por Xadalu, Nhe ´ery – Existe uma cidade sobre nós, misturando arte urbana e indígena por meio de fatos históricos, será instalado no Theatro São Pedro. Já os espetáculos locais, divididos em Performances Urbanas e Performances Digitais, contam com dez trabalhos, inéditos ou não, de artistas, companhias e grupos locais.

A programação completa pode ser acessada no site do Porto Alegre em cena, pelo link www.portoalegreemcena.com/programacao.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade