Projeto piloto de incentivo a leitura ganha as ruas da capital – Porto Alegre 24 horas

Projeto piloto de incentivo a leitura ganha as ruas da capital

Para esse começo de projeto, são 50 livros distribuídos por semana, 200 por mês, doados pelo Banco do Livro, que recebe muitas obras das editoras.
Foto: Divulgação/Redes Sociais

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

De repente você está passando pela Redenção, pela Cidade Baixa, pelo Sarandi ou Ilha do Pavão e encontra no caminho uma “estante-casinha” cheia de exemplares de livros de diversos títulos e gêneros e você pode pegar para ler, levar para casa, devolver outro dia.

E o melhor: você também pode doar aquele que está na sua casa e ninguém lê mais quando passar por elas de novo. Essa é a ideia do Projeto Lê aí, idealizado em parceria com a UFRGS, Banco de Livros e a ONG Misturaí para incentivar o acesso a livros, à leitura, à oportunidade de diversificar as bibliotecas caseiras, mas principalmente a doação, a troca, o hábito.

De acordo com o professor da UFRGS e também voluntário da Misturaí, Fabiano Couto, o projeto ainda é piloto e está começando com essas quatro casas, distribuídas nos quatro bairros. “Na Redenção (loja Cultura Local) e na Cidade Baixa (loja Maria Futrica) as casas estão em frente a lojas, e são cuidadas e recolhidas ao fim do dia.

Também temos uma no Sarandi, na Biblioteca Comunitária Girassol e outra na Ilha do Pavão. Mas a ideia é que se expanda e principalmente atenda às comunidades com mais vulnerabilidade social”, comenta.

Para esse começo de projeto, são 50 livros distribuídos por semana, 200 por mês, doados pelo Banco do Livro, que recebe muitas obras das editoras. “É um incentivo para que se tenha livros disponíveis, em circulação. Mas o objetivo é que as pessoas troquem, doem também”, explica.
Fonte: Portal Felipe Vieira

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade