Revelados os vencedores do Prêmio Açorianos de Dança
Foto: Divulgação/PMPA

Revelados os vencedores do Prêmio Açorianos de Dança

O prêmio, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, por intermédio do Centro Municipal de Dança, teve recorde de inscrições esse ano, com 102 concorrentes

Compartilhe esta notícia

Flamenco Negro, da Companhia de Arte La Negra Ana Medeiros, é o espetáculo vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2021. Os resultados foram revelados na noite de entrega, que ocorreu virtualmente na noite desta quinta-feira, 14, com transmissão ao vivo nas redes socias. O prêmio, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, por intermédio do Centro Municipal de Dança, teve recorde de inscrições esse ano, com 102 concorrentes.

Nosso Lugar, de Fernando Muniz, Syl Rodrigues e Vanessa Rodrigues, e que traz a produção da Cia Flashblack com protagonismo de jovens artistas negros da periferia foi a Video Dança do ano. A categoria Intérprete Destaque teve o bailarino Rui Moreira, do espetáculo, Cô es (com eles) como vencedor. Na categoria Destaque Técnico-Artístico, Carol Martins, foi premiada pela direção da video dança Aspecto IN.

Em Ação Coletiva, Macarenando Dance Concept levou a estatueta. Em Ação Periférica, o prêmio foi dividido entre os projetos Bailados Periféricos, do Projeto Expressar (Vila Cruzeiro) e Batalha Solidária, do Restinga Crew (Bairro Restinga).

Na Categoria Memória o escolhido foi Carne Digital: Arquivo Digital Eva Schul, da UFRGS. Nas Ações de Formação e Difusão, os projetos consagrados foram, respectivamente, Ver com Tus Oídos, uma introdução ao flamenco para pessoas com deficiência visual, e Família Corpo e Movimento, de Silvana Maciel.

Perla Santos, criadora do Coletivo Meninas Crespas da Restinga e uma das idealizadoras do Dia da Dança Afro-Brasileira, foi escolhida pela organização do Prêmio como a Personalidade do Ano na dança.

A noite teve homenagens póstumas ao bailarino, professor e coreógrafo Marcos Meira, de Os Gaúchos e da Cadica Danças e Ritmos, e ao bailarino, coreógrafo e professor Ted Borges, .B. Boy da Hackers Crew.

As nove categorias consagraram o melhor da produção de Porto Alegre, a partir do contexto pandêmico, a fim de contemplar a produção ocorrida no contexto pandêmico. O novo formato evidenciou o reconhecimento às ações ocorridas na virtualidade.

VENCEDORES

Ação Coletiva:
Macarenando Dance Concept

Ação de Difusão:
Família Corpo e Movimento, de Silvana Maciel

Ação Formativa:
Ver com Tus Oídos, uma introdução ao flamenco para pessoas com deficiência visual, de Juliana Prestes e Mimi Aragón

Ação Periférica:
Bailados Periféricos, Projeto Expressar e

Batalha Solidária, Restinga Crew

Destaque Técnico-Artístico:
Carol Martins, pela direção da videodança Aspecto IN

Espetáculo ou performance de dança virtual ou presencial

Flamenco Negro, Cia de Arte La Negra – Ana Medeiros

Intérprete Destaque:
Rui Moreira, por Co ês (com eles)

Memória:
Carne Digital: Arquivo Digital Eva Schul, projeto de extensão vinculado ao Projeto de Pesquisa Arquivos Digitais em Artes Cênicas: construção de memórias e inovação tecnológica e ao Grupo de Pesquisa em Práticas de formação, criação e documentação em dança e performance da UFRGS, sob a coordenação da Professora Mônica Dantas.

Vídeo dança:
Nosso Lugar, de Fernando Muniz, Syl Rodrigues e Vanessa Rodrigues.

Fonte:PMPA

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!