Qual origem da Árvore de Natal e quando devemos montá-la? – Porto Alegre 24 horas

Qual origem da Árvore de Natal e quando devemos montá-la?

Claro que cada um pode montar a árvore de Natal no dia que quiser, mas pela tradição cristão tem um dia certo pra isso.
Foto: Freepik

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Este será o primeiro Natal pós pandemia que poderemos comemorar vacinados junto com a família! Claro que cada um pode montar a árvore de Natal no dia que quiser, mas pela tradição cristão tem um dia certo pra isso.

É no primeiro domingo do Advento – quatro semanas antes do nascimento de Jesus Cristo. E em 2021, essa data cai no dia 28 de novembro.

A informação foi confirmada pelo padre Rafael Vieira, ex- CNBB e atual diretor da TV católica Pai Eterno, em entrevista ao portal Só Noticia Boa.

“[Tem] A tradição de montar na primeira semana do Advento, que este ano é aquela que começa no dia 28 de novembro. E, em geral, se desmonta na festa da Epifania do Senhor (Reis Magos), dia 6 de janeiro de 2022, uma quinta-feira”, explicou.

E o legal é montar a árvore junto com as crianças da família para ir contando para elas a história do aniversariante do dia, o homem que nasceu em uma manjedoura e passou sua curta vida na Terra espalhando amor, e pedindo que as pessoas se respeitem como são.

A origem da árvore de Natal

Rafael lembrou qual é a origem da árvore de Natal.

“A árvore foi assimilada, mas é de origem pagã (arvores divinizadas que recebiam ofertas) e protestante da Europa do Norte (no lugar do presépio católico). Essa assimilação tem significado de diálogo com as igrejas cristãs e mais por necessidade de abertura de diálogo com o mundo secular. Mais tarde, a Igreja foi integrando desse símbolo dentro do espírito do Advento (quatro semanas que antecedem o Natal).

Por que iluminar a árvore

A árvore de Natal simboliza a vida e a transformação e a gente enfeita a árvore com os pedidos de mudança que faz: bondade, compreensão, vivência da paz e do amor do menino Jesus.

O frei Ladí Antoniazzi, da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, lembra ao montar a árvore “fazemos do coração a manjedoura para acolher o Salvador”.

E por que iluminamos com pisca-pisca?

“Assim como a árvore de Natal iluminada, o cristão deve iluminar sua vida e a vida da sua casa com a luz de Cristo ao longo do tempo de advento”, explicou.

Quando montar o presépio

Tem gente que monta a árvore de Natal e o presépio juntos. Tudo bem, cada um faz como quiser, mas também de acordo com a tradição cristã, o presépio não é montado no mesmo dia que a árvore de Natal e sim no terceiro domingo do advento.

“Se você quiser ter uma referência prática, a árvore de Natal da Praça de São Pedro (com o presépio) se inaugura sempre no inicio da terceira semana do advento, este ano entre 12 e 18 de dezembro”, lembrou o padre Rafael Vieira.

O motivo é que esta data marca a anunciação de Jesus que o Gabriel fez a Maria.

O espírito do Natal

Passamos tempos tão tristes, obscuros, de medo e perdas nessa pandemia. Não foi fácil mergulhar no isolamento, impotentes, com tanta saudade de pessoas queridas – várias que se foram – e de coisas simples como um abraço.

Quem sabe o espírito do Natal deste ano se espalhe e renove a esperança, o amor e a alegria que a gente tanto precisa para se reerguer e voltar a sorrir depois desse tsunami de mortos no mundo inteiro.

E montar a árvore de Natal é símbolo de tudo isso e de festejar o nascimento de Jesus Cristo há 2021 anos em Belém, na Cisjordânia, de acordo com a Bíblia.

Fonte Só Noticia Boa

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade