Divulgado os indicados ao Prêmio Kurosawa de Ouro

Divulgado os indicados ao Prêmio Kurosawa de Ouro

Esta é a primeira edição do prêmio onde o parceiro cultural do Porto Alegre 24 Horas, o portal Tem Que Ver, participa
Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia

O “Kurosawa de Ouro” é uma premiação anual não-oficial de cinema, criada em 2021 por um grupo de amigos críticos intitulados de “Os Incompreendidos”, no intuito de homenagear o grande cineasta japonês Akira Kurosawa, diretor de “Os Sete Samurais”.

A ideia é semelhante a de premiações como Oscar, Bafta, ou Globo de Ouro; eleger, através de um consenso de votos, os melhores trabalhos cinematográficos do ano.

São 11 categorias no total, porém apenas 5 delas contém duas etapas/fases. As demais 6 categorias, com carácter cômico, acabam tendo seus vencedores logo na primeira tiragem de votos, enquanto que as 5 principais categorias, com caráter mais sério, tem uma primeira etapa de votos para sair os indicados, e uma segunda etapa para sair os vencedores.

Ao contrário das principais, as categorias cômicas não irão revelar os nomes e títulos cogitados para os prêmios no seu anúncio, apenas os vencedores finais. (No dia 21)

As categorias de atuações não tem divisões de importância maior para a história entre protagonistas e coadjuvantes. Ambos concorrem igualmente para as cinco indicações finais. Tanto no masculino quanto no feminino. Semelhante a isso é a categoria de roteiro, que não há distinção entre original e adaptado. Ambos concorrem igualmente para as cinco indicações finais.

IMPORTANTE: Só estão elegíveis os filmes que estrearam no circuito comercial brasileiro entre os dias 01 de Janeiro de 2021 até 31 de Dezembro de 2021 (isso pode acabar incluindo obras originais de 2020, ou até antes). Seja através de cinemas físicos, streamings e/ou aluguel. Não foram cogitados as obras que tiveram lançamentos apenas em festivais de 2021 no país.

No final, mais de 1.200 filmes foram levados em consideração para o resultado final dessa lista.
Clique aqui e confira a lista completa dos indicados no portal Tem Que Ver.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade