O Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, que será realizado desta quinta-feira (29) a sábado (2), deve atrair milhares de turistas de todo o Rio Grande do Sul, de outras regiões brasileiras, da Argentina e do Uruguai. O desfile, iniciado pela comunidade há cerca de 80 anos, é um dos mais antigos do Brasil e se tornou o maior evento da cidade. Nas três noites do evento deste ano, são esperadas 40 mil pessoas, com expectativa da prefeitura de gerar R$ 7,1 milhões na economia local no período.
Por ser fora de época desde 2005, o desfile de Uruguaiana possibilita a presença de estrelas e celebridades que brilham nos sambódromos de renome nacional. “É um mar de gente que produz uma onda de entusiasmo, felicidade e prosperidade para nossa comunidade. O sentimento está alinhado com o bom momento de Uruguaiana, uma cidade que vive uma transformação nos últimos anos e avança em diversas áreas, como saúde, educação e segurança”, afirma o vereador Carlos Delgado (PP), líder do governo na Câmara.
Na economia, o impacto do Carnaval é incontestável. No período, a cidade se transforma em um centro pulsante de atividade comercial na Fronteira Oeste. A rede hoteleira atinge sua capacidade máxima com quartos reservados semanas antes pelos turistas, os restaurantes e bares lotam e os freeshops registram crescimento de consumidores. Todo o comércio local experimenta um aumento nas vendas, segundo a prefeitura.
“A poucos dias do início dos desfiles, convidamos calorosamente não apenas os cidadãos de Uruguaiana, mas também de todo o Rio Grande do Sul e outros Estados, da Argentina e do Uruguai a se juntarem a nós nesta festa inigualável. Juntos, vamos celebrar, festejar e criar memórias que irão perdurar por muitos anos. O Carnaval Fora de Época de Uruguaiana é mais do que um evento, é uma celebração da alma vibrante de nossa cidade e do nosso povo”, completa o vereador Carlos Delgado.
Atualmente, participam dos desfiles oito escolas de samba, na estrutura montada para encantar e emocionar o público na avenida Presidente Vargas. Mais informações sobre o desfile em https://www.turismo.uruguaiana.rs.gov.br/-carnaval-fora-de-epoca-de-uruguaiana-



