Histórias e lendas valorosas de Simões Lopes Neto celebram os 25 anos de atuação da Cia de Atores Independentes. Em Simões Lopes Neto – O Encantador de Histórias, o grupo traz montagem cênica baseada em algumas das mais famosas Lendas do Sul consagradas na obra do autor Simões Lopes Neto em livro de 1913, tais como: Salamanca do Jarau, O Negrinho do Pastoreio e A Mboitatá, mesclando informações históricas sobre a vida e a obra do autor. Abordamos na obra, a formação do povo gaúcho, oferecendo ao público um olhar poético e sensível sobre os significados e a origem cultural dessas lendas, através de muita ludicidade e palavreado característico regionalista e de músicas emblemáticas do universo gaúcho cantadas e tocadas ao vivo, em uma grande convergência cultural entre os povos Indígena, Negro e Europeu.
Com direção de Marlize Damin, os atores Giulliano Pacheco, Paulo Adriane, Thâmys Quadros, Giulia Damin e Felipe Jardim se desdobram em diferentes personagens, onde permanecem em cena durante toda a peça, as trocas de figurinos e adereços são executadas ao vivo valorizando assim a proximidade com a plateia e a identificação dos adereços gaúchos cênicos, ou seja, toda a execução ampara-se em um trabalho artístico fundamentado na regionalidade sobre os contextos: Terra, identidade e cultura.
Referente a adaptação da obra, foi realizada pelo escritor Daniel Assunção e Carlos Albani, a partir de seleção e estudos dos textos originais de Simões Lopes Neto, para criação de um roteiro dramatúrgico ressaltando aspectos da vida e obra do autor, bem como, o autor opta em aprofundar-se no livro “Lendas do sul” onde encontra-se as três lendas mais famosas de Simões “Mboitatá, Negrinho dos pastoreio e Salamanca do Jarau”. histórias extremamente lúdicas e cheia de culturalismos aonde o grupo retrata a primeira: com fantoches indígenas, música e encenação; a segunda com dramaticidade, religiosidade, canto e crítica; a terceira por se tratar de uma grande aventura nas bandas do jarau, o grupo aposta na dinâmica de ações do personagem Blau para descobrir a quebra do encanto de um amor proibido.
Peça comtemplada no edital
EDITAL SEDAC – ATOS E CENAS DO RS
Classificação Livre
FICHA TÉCNICA
Autor: Daniel Assunção e Carlos Albani
Direção e produção: Marlise Damin
Atores do elenco:
Giulliano Pacheco, Paulo Adriane, Thamys Quadros, Giulia Damin e Felipe Bandeira
SERVIÇO
A peça estará em apresentação em uma única apresentação no Theatro São Pedro, espaço Multipalco no TEATRO OFICINA OLGA REVERBEL
Data:11/09
Onde: TEATRO OFICINA OLGA REVERBEL
Horário: 19h
Valor do Ingresso: R$30,00
Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, s/n°
Centro Histórico
Porto Alegre – RS –
Administrativo: (51)3227-5100
Dúvidas sobre ingressos: (51) 2106-8000
Vendas no Local e no site do Theatro são Pedro:



