A partir deste sábado, 24 de agosto, produtores de cachaça do Rio Grande do Sul podem se inscrever para o Selo Produtos Premium Origem e Qualidade – Cachaça Gaúcha. A abertura das inscrições coincide com o início da Expointer 2024, evento que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em colaboração com a Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e seus Derivados no RS (Aprodecana).
O selo tem como propósito destacar a qualidade e a autenticidade das cachaças gaúchas, incentivando a excelência dos produtores e amplificando a presença das bebidas do estado em mercados nacional e internacional. As categorias de cachaça a serem certificadas incluem prata, envelhecida premium e envelhecida extra premium, produzidas a partir de cana-de-açúcar não queimada.
A titular da Sict, Simone Stülp, destaca que este programa é uma celebração da inovação em produtos tradicionais do Rio Grande do Sul. Além da cachaça, a Secretaria já possui certificações para azeite de oliva extravirgem, carne bovina e carne ovina, ressaltando a diversificação das cadeias produtivas no estado.
Os produtores interessados devem atender a critérios rigorosos de qualidade e procedência. O processo de certificação inclui análise de documentação e avaliações físico-químicas e sensoriais das amostras. A equipe do programa estará disponível na Casa da Cachaça durante a Expointer para fornecer mais informações e orientar sobre o processo de inscrição.
Com a informação GovRS.



