Segue até domingo, 29 de setembro, o evento “Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição”, em Gramado. Uma grande celebração à cultura gaúcha, o evento conta com uma programação diversificada que está encantando moradores e visitantes. Entre as atrações estão apresentações de música e dança, rodas de chimarrão, piquete, um circuito gastronômico especial em diversos restaurantes, exposições e atividades para crianças, além de uma decoração temática em toda a cidade.
O evento, organizado pelo Instituto RENASCE, oferece uma programação gratuita em vários pontos de Gramado. “Depois de tudo que o Rio Grande do Sul enfrentou este ano, o orgulho de ser gaúcho está mais forte do que nunca. Este festival é o momento perfeito para celebrarmos juntos nossa história, cultura e tradição“, destaca Thomas Fontana, vice-presidente do Instituto RENASCE e um dos idealizadores do projeto.
Com mais de 50 atrações distribuídas em diversos pontos da cidade como a Praça Major Nicoletti, o Lago Joaquina Rita Bier, a Avenida Borges de Medeiros, a Rua Coberta e o Largo da Borges, o festival tem movimentado a cidade.
A Avenida Borges de Medeiros é o cenário de um momento de reverência ao Rio Grande do Sul, com a execução do hino rio-grandense diariamente às 10h30, convidando comerciantes, moradores e visitantes a se juntarem à homenagem. Além disso, o evento conta com uma Rádio Poste, com transmissão de música tradicionalista e informações sobre as atrações do Festival.
A Chama Crioula, que está acesa desde o dia 12 em Gramado e se encontra no piquete instalado no Lago Joaquina Rita Bier . Ainda, durante o evento, a cidade está decorada com as cores verde, vermelho e amarelo, em homenagem à bandeira do Rio Grande do Sul.
Costela é o destaque da gastronomia
A costela, um dos cortes mais emblemáticos do churrasco gaúcho, é a estrela das atrações gastronômicas durante o “Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição”. No piquete montado no Lago Joaquina Rita Bier, acontece o famoso Costelaço, com a presença de alguns dos maiores assadores do Rio Grande do Sul, sob a curadoria da plataforma Destemperados. Entre os churrasqueiros confirmados estão Marcos Livi, Schima, Josué Teg e Marcelo Sartori, garantindo uma experiência autêntica e deliciosa.
Além do piquete, a costela também é destaque no cardápio de 12 restaurantes que integram a Cozinha Gaúcha, o circuito gastronômico do festival. Cada estabelecimento criou um prato exclusivo para o evento, tendo a costela como ingrediente principal. Os restaurantes participantes são: El Fuego, Mlbk, Di Pietro, Nonno Mio, Piacere, Cantina Pastasciutta, Pastasciutta Rua Coberta, Toro, Vino Lab, Giostra, Felsen e La Braise, proporcionando uma verdadeira imersão nos sabores tradicionais do Rio Grande do Sul.
Palco na Rua Coberta tem grandes nomes da música e da dança gaúchas
Mais de 30 artistas se apresentam ao longo do evento no palco “Querência Ramada”, montado na Rua Coberta”. Destaca-se a participação de grandes nomes da música e dança gaúchas como Elton Saldanha, Shana Müller, César Oliveira e Rogério Melo, César e Zéu, Cadica Cia de Dança e Renato Borghetti. Além dos artistas consagrados, novos talentos da cena musical gaúcha também marcam presença, como os jovens Luiza Barbosa e Thomas Machado, ambos participantes do The Voice Kids.
No último final de semana, nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 23h, a Rua Coberta será palco da Dança Rio Grande, uma competição de danças folclóricas tradicionais do estado. A disputa premiará as melhores coreografias nas categorias Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano, do primeiro ao quinto lugar, celebrando a rica tradição cultural do Rio Grande do Sul.
História passada adiante
O festival quer cultivar e celebrar a história do povo gaúcho. Para isso, em parceria com o Largo da Borges, realiza uma exposição com indumentárias, prataria, ferramentas e obras de artistas e estudiosos do Rio Grande do Sul. Já no piquete do Lago Joaquina Rita Bier, as crianças podem escutar histórias das lendas gaúchas e conhecer as brincadeiras do Jogo do Osso, Escravos de Jó, chula e tiro de laço.
O chimarrão, símbolo da cultura gaúcha, também tem sua história contada na bolanta da Matería Capitão Rodrigo, instalada na Praça Major Nicoletti. Além de experimentar diferentes maneiras de degustar o mate, os visitantes podem conhecer as origens da bebida com especialistas do assunto.
“Temos certeza de que este será mais um grande sucesso em Gramado, um evento que celebra a força e a identidade do povo gaúcho. Em um momento de retomada do turismo, trazer o espírito gaúcho para o centro do palco é fundamental para inspirar todos que nos visitam. Nós, gaúchos, saímos mais fortes de todos os desafios, e essa força, esse amor incondicional ao nosso estado, estarão retratados em cada detalhe do festival, através da arte, história e cultura que tanto nos orgulham. E tudo isso acontece em Gramado, onde a nossa cidade se transforma mais uma vez no cenário perfeito para celebrar o que temos de melhor: a nossa tradição, a nossa cultura e o nosso povo”, destaca Joe Cardoso, Secretário de Cultura de Gramado.
Segundo os organizadores, a partir da primeira edição que acontece este ano, o festival passará a ser realizado anualmente durante todo o mês de setembro com ampliação das atrações. “Sabemos que, além do forte apelo emocional e histórico do mês, setembro também costuma ser um período de baixa temporada em Gramado, por isso nosso objetivo também é movimentar a cidade e a região durante este mês”, explica Vinícius Garcia, presidente e um dos fundadores do Instituto RESNASCE.
Gaúchos – Festival da história, cultura e tradição
De 19 a 29 de setembro de 2024 em Gramado
Locais: Praça Major Nicoletti, Lago Joaquina Rita Bier, Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e Largo da Borges
Informações e programação completa em: www.festivalgauchos.com.br
Instagram: @festivalgauchos
O Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição é apresentado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Patrocínio: Icatu Coopera, Rio Grande Seguros e Previdência, Sicredi e Vero. Copatrocínio: Sulgás. Apoio: Abrasel-Hortênsias, Laghetto Hotéis, Largo da Borges, Secretaria de Cultura de Gramado e Vitivinícola Jolimont. Media Partner: Destemperados e Imobi. Realização: Instituto RSNASCE. Criação e Produção: Capacitá Eventos, Darte Entretenimento, Grupo Austral e Somos RS.