Uma onda de entusiasmo tomou conta do cinema brasileiro nesta quinta-feira (23) com o anúncio das indicações ao Oscar 2025. O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, conquistou três nomeações de peso: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres. As indicações marcam o retorno do Brasil às principais categorias da maior premiação do cinema mundial após um hiato de quase 26 anos, desde a participação de “Central do Brasil” em 1999.
A emoção é ainda maior ao traçar um paralelo com o passado: em 1999, também sob a direção de Walter Salles, “Central do Brasil” representou o país na categoria de Melhor Filme Estrangeiro (atual Melhor Filme Internacional), enquanto Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, concorreu ao prêmio de Melhor Atriz. Desta vez, a história se repete, com a filha seguindo os passos da mãe e o mesmo diretor conduzindo a produção.
“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação cinematográfica do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a comovente jornada de sua mãe, Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. A trama, ambientada na década de 1970, acompanha a vida de Eunice, uma mulher comum casada com um importante político, que tem sua vida transformada drasticamente após o desaparecimento do marido, capturado pelo regime militar. A atuação de Fernanda Torres como Eunice Paiva tem sido amplamente elogiada, culminando com a vitória no Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama em janeiro deste ano.
O filme estreou em novembro de 2024 e desde então vem colecionando prêmios e o reconhecimento da crítica internacional. O sucesso de “Ainda Estou Aqui” já havia se manifestado com a indicação ao Globo de Ouro, onde, apesar da vitória de Fernanda Torres, o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro ficou com o francês “Emilia Pérez”.
A cerimônia de entrega das estatuetas do Oscar está marcada para o dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood. A expectativa agora é pela consagração de “Ainda Estou Aqui” e de Fernanda Torres, que podem trazer para o Brasil os tão sonhados prêmios da Academia.
No último dia 15, o filme foi indicado ao Bafta – o Oscar britânico – na categoria de “Melhor Filme em Língua não-Inglesa”. O anúncio dos vencedores da premiação será em 16 de fevereiro, em Londres.



